martins em pauta

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Bolsonaro destaca mais quatro cidades potiguares beneficiadas com dessalinizadores para garantir água à população

 Quarta, 29 de Setembro de 2021

Foto: Reprodução/Twitter

Mais segurança hídrica para a população do Rio Grande do Norte. O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou nessa segunda-feira (27) quatro sistemas de dessalinização para comunidades e assentamentos de quatro municípios do estado: Carnaubais, Janduís, Mossoró e Santa Cruz.

A entrega dos sistemas faz parte do Programa Água Doce (PAD), que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, que na maior parte dos casos são salobras.

Os dessalinizadores vão atender, no total, 637 moradores do assentamento Santa Luzia, em Carnaubais, e das comunidades Arrimo, em Janduís, Cheiro da Terra, em Mossoró, e Açude do Alívio, em Santa Cruz. Todas elas estão localizadas na área rural do Rio Grande do Norte. A capacidade de atendimento, no entanto, é de 1,6 mil pessoas (400 por sistema).

“Oferecer água de qualidade para consumo humano, por meio dos sistemas dessalinizadores, é fundamental para a saúde e qualidade de vida das famílias desta região, que tradicionalmente sofre com a falta de chuvas”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Garantir segurança hídrica para a população brasileira, sobretudo a da Região Nordeste, é uma das prioridades desta gestão e estamos empenhados em cumprir essa tarefa”, completou.

Até o momento, 100 sistemas de dessalinização estão em operação em 59 municípios potiguares e três obras estão em andamento. O investimento federal nos equipamentos foi de R$ 24,6 milhões, feito pela Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MDR. Desse total, 31 foram instalados desde 2019, beneficiando 7,5 mil moradores de 23 municípios.

O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a implantar um sistema alimentado com energia fotovoltaica, localizado no Assentamento Maria da Paz, em João Câmara. Cada sistema tem capacidade de fornecer até 4 mil litros de água dessalinizada por dia.

“A Codevasf está com seu escritório mobilizado em Natal para ajudar as prefeituras a implementar as ações do Governo Federal. Essas ações vão ajudar a população a criar oportunidades a se desenvolver em suas comunidades”, declarou o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

A segunda etapa do Água Doce já está assegurada no estado. Com R$ 32 milhões de investimento, serão instalados mais 60 sistemas dessalinizadores e inseridos sistemas de energia solar em parte dos já existentes.

“Nós ficamos muito agradecidos com este programa, que está trazendo água para nossas comunidades. A partir de agora, não precisaremos mais ficar dependentes dos carros-pipa. Além de termos água na torneira, vamos economizar”, elogiou Odair de Almeida, morador da comunidade Cheiro da Terra.


Fonte: Blog do  BG

OPINIÃO DOS LEITORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643