martins em pauta

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Produtores rurais se unem o botam invasores de terras para correr (veja o vídeo)

 Quarta, 16 de Novembro de 2022

Depois de ficarem quietinhos por quatro anos, bastou Lula vencer, que invasores de terras saíram do porão onde estavam escondidos.

Porém, eles esqueceram de uma coisa: depois da gestão Bolsonaro, os fazendeiros já não são mais presas indefesas.

Um grupo de posseiros tentou invadir uma fazenda, no município de Araputanga (345 km de Cuiabá). A Polícia Militar foi acionada.

O contador da Fazenda Canaã, Helder João Souza, explicou que o grupo chegou em diversos veículos, entre eles caminhonetes e caminhões, alegando ter direito a ocupar as terras. Para tentar tomar posse, eles mostraram uma matrícula de terra devoluta da União, mas ela não corresponde à matrícula do local.

“Cerca de 100 famílias chegaram hoje de manhã, em um comboio de carros populares, caminhão e caminhonetes, dizendo ter direito de ocupar a área, que seria ‘terra devoluta da União’. Um homem se apresentou como advogado, mas ao verificar, não tinha registro junto à Ordem”, disse o contador.
“De fato, a matrícula que eles têm em mãos, parece ser de terra devoluta, mas não tem nada a ver com a Fazenda Canaã. Estão no local errado”, acrescentou.

Apesar de terem explicado que a terra que eles pretendem ocupar não tem relação com a fazenda, onde trabalham com criação de gado, o grupo segue acampado na frente da fazenda.

“Até agora não apresentaram nenhum documento que comprove que eles tenham algum direito sobre essa área. Por isso estão lá fora”, explicou Helder.

O proprietário da terra conta com segurança particular, mas, por receio, os trabalhadores registraram boletim de ocorrência e acionaram a Polícia Militar, que ajudou a impedir o avanço dos invasores.

“Sempre trabalhamos certinho. Fomentamos a economia local e estadual. Pagamos todos os nossos encargos. É uma fazenda totalmente produtiva e legalizada”, finalizou.

A notícia da tentativa de invasão se propagou e um grupo de produtores rurais se mobilizou no mesmo dia contra a tentativa de invasão da fazenda. Horas depois, com a mobilização de outros fazendeiros da região, desistiram da ocupação.

Os fazendeiros da região, assim que souberam da situação, se mobilizaram e foram até o local e passaram a negociar a desocupação. Por volta das 17h30, as famílias foram embora.

“Nunca vi uma coisa tão bonita como essa. Cerca de 300 fazendeiros, pecuaristas, produtores rurais, pessoal da região, gente de Poconé, Lacerda, Jauru, Cáceres…todo mundo aqui chegou, conversou amistosamente e eles recuaram e foram embora. Graças a Deus”, informou a advogada da Fazenda Canaã, Ana Lucia Alvarez.

Confira:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643