martins em pauta

sábado, 19 de novembro de 2022

Analista da CNN fica atordoada com novo ataque de Lula à responsabilidade fiscal que leva o país para a beira do abismo (veja o vídeo)

 Sábado, 19 de Novembro de 2022


Como já havia feito na semana passada, logo após seu primeiro encontro com a equipe de transição de governo, em Brasília, o molusco voltou a debochar da política de teto de gastos, escanteando a responsabilidade fiscal e realizando graves ataques ao mercado financeiro:

"Não adianta ficar só pensando em responsabilidade fiscal porque a gente tem que começar a pensar em responsabilidade social", disse.

O petista, que deverá assumir o Palácio do Planalto a partir de 1º de janeiro, deu a entender que o governo federal não mais pagará juros para os bancos:

"Quando você coloca uma coisa chamada teto de gastos, você não mexe um centavo do sistema financeiro. Você não mexe um centavo daqueles juros que o banqueiro tem que receber", afirmou de forma irresponsável.

E encerrou, de maneira ainda mais grave, desdenhando da realidade:

"Mas se eu falar isso, vai cair a Bolsa e vai aumentar o dólar… paciência".

O discurso absurdo do bravateiro causou mais um estrago, com o Ibovespa caindo 1,78% e o dólar disparando para R$ 5,50 (+2,21%).

Thaís Herédia, que é analista econômica e apresentadora do programa Money da CNN Brasil, esclareceu que o rombo que Lula quer impor ao país com a tal PEC da transição, vai gastar, só no primeiro ano de seu mandato, o que a reforma de previdência tinha previsto economizar em uma década.

Ela também defendeu o mercado financeiro dos ataques:

"O mercado financeiro é sim lugar de especuladores, mas é também o lugar de milhões de brasileiros que passaram a fazer seus investimentos, financiando a economia real, financiando empresas, comprando ações e participando do mercado de capitais. É uma leitura obtusa do que está acontecendo, é uma leitura obtusa dos riscos e dos efeitos que podem ser provocados, se o país embarcar em uma aventura irresponsável", disse a analista.

E explicou o desastre causado:

"As taxas de juros dos contratos futuros já fizeram desaparecer a possibilidade do Banco Central começar a reduzir as taxas de juros do ano que vem. Todo o esforço do aperto monetário feito para controlar a inflação e, ano que vem, conseguir começar a baixar os juros, já sai do cenário. A reação hoje na curva de juros deve vir com mais uma pancada exatamente calculando o quanto vai custar esse estado que Lula quer governar sem responsabilidade fiscal", concluiu, indignada.

De fato, foram necessárias apenas duas falas, em um curto período de uma semana, para Lula jogar fora um ano inteiro de esforços do governo de Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, que atuaram fortemente para colocar o país nos trilhos e ter a chance de acelerar a todo vapor a partir de 2023.

E ele sequer assumiu… imaginem o cenário de terra arrasada que se tornará o Brasil a partir de de janeiro!

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643