martins em pauta

domingo, 23 de outubro de 2022

Stédile admite que, se Lula voltar ao poder, MST vai aumentar as invasões de terra no Brasil (veja o vídeo)

 Domingo, 23 de Outubro de 2022



João Pedro Stédile, um dos líderes nacionais do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), admitiu, em entrevista a um podcast, esta semana, que o retorno de Lula à presidência do Brasil pode, de fato, dilatar as ocupações em todo o país.

- Eu acho que a vitória do Lula, que se avizinha, ela vai ter como consequência natural, psicossocial nas massas, um reânimo para nós retomarmos as grandes mobilizações de massa. Porque movimento de massa não é só fazermos passeata. É quando a classe trabalhadora recupera a iniciativa na luta de classes. Então, ela passa a atuar na defesa dos seus direitos de mil e uma formas: fazendo greves, ocupações de terra e de terreno, mobilizações - afirmou.

O maior número de invasões de terra no Brasil se deu durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), segundo dados do Incra. Foram 2.442 ocupações ilegais. Na gestão de Lula (PT), o montante caiu para 1.968, mas, ainda assim era grande. Já com Dilma no comando, o MST ocupou 912 áreas. Com Michel Temer (MDB), esse montante despencou para 111 e no Governo de Jair Bolsonaro (PL), houve apenas 62 invasões; porque o atual presidente preferiu entregar os títulos das terras aos assentados. Assim, eles ficam livres para solicitar crédito e empréstimo nos bancos federais ou mesmo vender a propriedade, se quiserem.

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643