martins em pauta

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

FOTOS: Estátua de Pedro Álvares Cabral é incendiada em ato de vandalismo no RJ

 Quinta, 26 de Agosto de 2021

Fotos: reprodução/Redes Sociais

Vândalos colocaram fogo no monumento que fica na Glória, na Zona Sul da cidade, nesta quarta-feira (25) Segundo imagens que circulam nas redes sociais, o ato foi um protesto contra o Marco Temporal e o PL 490, que prevê mudanças nas regras de demarcação de terras indígenas.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para apurar quem são os responsáveis por incendiar a estátua de Pedro Álvares Cabral, na Glória, na Zona Sul da cidade.

O monumento, uma homenagem aos 400 anos do Descobrimento do Brasil, foi incendiado na madrugada da última terça-feira (24).

O caso foi registrado na 9ª DP (Catete). A Polícia Civil informou que algumas diligências já foram realizadas. Os agentes buscam imagens de câmeras de segurança da região e testemunhas que ajudem a identificar a autoria do fato.

Algumas fotos publicadas em redes sociais, atribuem o incêndio ao movimento “Marco Temporal Não!”, que é contra a aprovação do Marco Temporal e o PL 490, que prevê mudanças nas regras de demarcação de terras indígenas.

O Marco Temporal, que deve ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, defende que os índios só podem reivindicar a demarcação de terras nas quais já estivessem estabelecidos antes da data de promulgação da Constituição de 1988.

A Secretaria Municipal de Conservação do Rio informou que os trabalhos de limpeza na escultura já começaram. O órgão pretende avaliar a extensão dos danos causados pelo fogo.

“É lamentável que algo assim aconteça. Monumentos e chafarizes fazem parte da paisagem da cidade e pertencem a todos os cidadãos. Não basta a Conservação zelar por eles, é preciso que a sociedade também faça seu papel e ajude a preservá-los”, afirmou a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

Sobre o monumento

O monumento ao Descobrimento do Brasil fica no Largo da Glória e foi inaugurado em 13 de maio de 1900, a fim de comemorar o quarto centenário da chegada de Cabral ao país.

Assinada por Rodolfo Bernardelli, a peça traz, sobre um pedestal de granito, três figuras em bronze: em destaque, Pedro Álvares Cabral, tendo atrás Pero Vaz de Caminha e Frei Henrique Soares de Coimbra. A escultura foi fundida na oficina Thiebaut, em Paris.

G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643