martins em pauta

sábado, 28 de agosto de 2021

3º caso da variante Delta registrado no RN confirma transmissão comunitária da nova cepa

Sábado, 28 de Agosto de 2021

Foto: adobe stock

O Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Natal confirma terceiro caso de pessoa contaminada com a variante Delta do Coronavírus em Natal. A pessoa é do sexo masculino, tem 38 anos, não tem histórico de viagem, porém teve contato com uma das pessoas que testou positivo com a nova cepa.

O residente de Natal iniciou os sintomas de calafrios, tosse e coriza no dia 07 de agosto, quando procurou uma das Unidades de Básica de Saúde da capital e fez o teste de swab. No dia 10 recebeu o resultado do exame positivo. O residente já havia tomado a primeira dose do imunizante contra covid-19 e aguarda o período necessário para tomar a segunda dose.

“Esse terceiro caso em Natal não tem históricos de viagens, porém teve contato com uma das pessoas infectadas na capital com a variante Delta”, explica Juliana Araújo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Natal.

Constatação de transmissão comunitária

Quando a SMS Natal foi notificada pelo Instituto de Medicina Tropical da UFRN sobre os primeiros casos de contaminação pela variante Delta, pós investigação foi constatado que há transmissão comunitária da nova cepa Delta do coronavírus na capital, pois um dos casos não tem fonte de infecção/transmissão esclarecida. “Rastreamos todos os contatos das pessoas infectadas e não foi identificado histórico de viagem. Quando não é identificada a fonte de transmissão significa que vírus está circulando no ambiente, ou seja, já existe uma transmissão comunitária na capital”, afirma Juliana Araújo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Natal.

O apelo que a SMS Natal refaz é que as pessoas completem seu esquema vacinal e não se descuidem das medidas protetivas como lavar as mãos, usar máscaras e evitar aglomerações.

OPINIÃO DOS LEITORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643