martins em pauta

segunda-feira, 6 de março de 2023

PT mira a Petrobras, "a galinha dos ovos de ouro"

Segunda, 06 de Março de 2023

O terceiro mandato do ex-presidiário Lula (PT), como em outras gestões do petista, mira na "galinha dos ovo de ouro", a Petrobras, e põe em prática um plano para reestruturar a estatal.

O Governo do PT pretende interferir diretamente na política de preços da empresa e nos dividendos distribuídos a acionistas da estatal. 

Nesta quinta-feira (2), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, defendeu que a política de preços de paridade de importação para combustíveis, a PPI, deixe de ser "o único parâmetro" para tabelar os valores.

- O importador é meu competidor. Me obrigar a praticar o preço do concorrente não faz sentido - alegou.
- A Petrobras vai praticar preços competitivos de mercado nacional conforme ela achar que tem que ser, para garantir sua fatia de mercado. Se é o PPI o melhor preço, por acaso, que seja. Mas na maior parte das vezes talvez não seja. O PPI, para a Petrobras, só garante ao concorrente uma posição confortável - acrescentou.

A distribuição de bilhões de dividendos, por enquanto, será mantida. Mas, a produção de petróleo pela Petrobras, que hoje é considerada a segunda mais lucrativa petroleira do mundo; por incrível que pareça, será abandonada paulatinamente. É que o PT planeja investir em transição energética.

- A produção do petróleo não vai desaparecer de uma hora para outra, mas a Petrobras não se furtará de investir em novas fronteiras. Queremos ser protagonistas da economia de baixo carbono - explicou.

Se o PT continuar no poder por muito tempo, fatalmente, será um caminho desastroso e sem volta para a estatal.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643