martins em pauta

terça-feira, 7 de março de 2023

Jovem é atacada por tubarão e tem parte do braço amputada; foi o segundo caso em dois dias em Piedade, no Grande Recife

Terça, 07 de Março de 2023

Foto: reprodução/WhatsApp

Uma adolescente foi atacada por um tubarão nesta segunda (6), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A Polícia Militar a identificou como Kaylane Timóteo Freitas.

Segundo o Hospital da Restauração, uma equipe médica recebeu a vítima desta segunda às 13h20. A jovem passou por cirurgia e teve parte do braço esquerdo amputado. Ainda segundo a unidade de saúde, ela tem quadro de saúde estável, além de estar consciente e orientada, na sala de recuperação.

No domingo (5), outro adolescente também foi atacado por um tubarão na mesma praia, e teve a perna amputada.

De acordo com o coordenador do Samu de Jaboatão, Marcelo Alves, a jovem foi retirada da praia de helicóptero e apresentava lesão no braço esquerdo, na barriga e na perna.

“A equipe já fica alerta sobre esses fatos que vêm acontecendo. A motolância fica de base na Igrejinha. Infelizmente, tem lei que diz que não pode tomar banho, mas o pessoal insiste em entrar no mar”, afirmou.

O caso desta segunda aconteceu nas proximidades do edifício Vila Alda, em Piedade, a cerca de 500 metros da Igrejinha, onde houve ataque do domingo (5), segundo a Polícia Militar.

A praia de Piedade é uma área restrita para banho desde 2021, pela frequência de ataques do tipo. Este é o terceiro ataque no litoral de Pernambuco desde 20 de fevereiro, quando um surfista foi mordido na praia Del Chifre, em Olinda.

A psicóloga Andréa Caribé mora em um edifício em frente ao local onde o acidente aconteceu. Segundo ela, a maré estava cheia quando começou a movimentação para socorrer a vítima.

“Era uma mulher. Quando eu vi, já estava coberta por um pano e sendo levada [pelos socorristas]”, disse. Andréa conta que, mesmo depois do ataque, alguns banhistas continuaram na água. “Eles [os guarda-vidas] estão tirando as pessoas a pulso”, diz.

Em nota, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lamentou a ocorrência. Segundo a gestão municipal, o local do incidente desta segunda (6) “não era considerado de risco”.

No entanto, segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), há risco de incidentes no trecho de 36 quilômetros entre a Praia de Bairro Novo, em Olinda, até os Arrecifes do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.

Um decreto estadual está em vigor desde 1999 e há 150 placas indicativas do risco de incidentes com tubarão em toda essa extensão, incluindo Jaboatão.

A prefeitura disse ainda que vai procurar o Cemit para marcar uma reunião a fim de avaliar novas providências que deverão ser tomadas.

Com o ataque desta segunda (6), sobe para 77 o número ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 67 no continente, e outras dez, em Fernando de Noronha. A contagem foi iniciada em 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco.

g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643