martins em pauta

terça-feira, 7 de março de 2023

Assessor de Biden diz na cara de Marina que 'Amazônia pertence a todos'

Terça, 07 de Março de 2023

Só Marina Silva e os "Farialimers" acreditam que o interesse dos Estados Unidos na Amazônia se resume à proteção ambiental.

Qual será o real interesse de americanos (e europeus)?

O assessor especial dos Estados Unidos para o clima John Kerry reuniu-se com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e disse que a Amazônia é “um teste para toda a humanidade e que esse tesouro extraordinário pertence a todos”.

O norte-americano considera uma “necessidade” fazer investimentos em “projetos para conter as mudanças climáticas no Brasil”, como mitigação e adaptação climática.

Na verdade, o que parece é que John Kerry conhece o potencial econômico da Amazônia muito mais do que os petistas. Ele sabe sobre as bacias petrolíferas da Venezuela e a bacia do Tacutu que abrange partes de Roraima e da Guyana. 

Nesta região a Petrobrás perfurou, na década de 70, 3 poços na região da Serra do Tucano, município de Bonfim, tendo achado bons indícios de gás, sendo que a Petrobrás imediatamente e inexplicavelmente, após esta descoberta, retirou as sondas e as enviou para Autazes no Amazonas. 

A Petrobrás nunca colocou esta área nos lotes de contrato de risco e não sabemos para que ou quem está reservando esta região.

Na vizinha Guiana Francesa já foi descoberto petróleo e gás pela empresa canadense Homeoil, tendo instalado na localidade de Miritizeiro, a poucos quilômetros de Roraima uma “arvore de Natal” equipamento pronto para escoar a produção.

Outra empresa canadense, a GroundStar está em intensa atividade de prospecção e sondagem na Guiana na área de Lethem novamente bem à nossa fronteira.

Qual a possibilidade de dois países (Guiana e Venezuela) encontrarem grande jazidas de petróleo e gás bem próximos à fronteira com a região amazônica do Brasil e essas jazidas, que são subterrâneas, não invadirem o território?

A oposição teme – com razão – que o governo Lula esteja colaborando com uma articulação internacional para impossibilitar que o Brasil desenvolva a Amazônia de forma sustentável. A ministra do meio ambiente, Marina Silva, considera que o apoio internacional não conflita com a defesa da soberania nacional sobre a Amazônia.

Kerry alegou que, se a Amazônia não for protegida, “não conseguiremos manter a temperatura do mundo desta maneira”. A ministra afirmou que o governo Lula tem compromisso de acabar com o desmatamento na região até 2030, mas respondeu a Kerry que a Amazônia pertence ao Brasil.

Agora, vamos pensar em quantas guerras os Estados Unidos se envolveu para preservar reservas de petróleo para si ou para seus aliados.

E aqui no Brasil, e só no Brasil, eles estão interessados apenas na preservação do mico-leão-dourado? Há, tá.

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643