martins em pauta

sábado, 11 de março de 2023

O caminho está livre para Dilma Rousseff

 Sábado, 11 de Março de 2023

O caminho está aberto para Dilma Rousseff (PT) assumir a presidência do New Development Bank, mais conhecido como o Banco do Brics.

O economista e diplomata Marcos Troyjo, indicado à presidência da instituição em 2020 pelo Governo Bolsonaro, deixou o cargo nesta sexta-feira (10).

O mandato de Troyjo iria até julho de 2025, mas ele vinha cogitando sair do posto para assumir uma vaga no governo de São Paulo, Estado que hoje é comandado pelo ex-Ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O ex-presidiário Lula (PT) escolheu a colega de partido, Dilma Rousseff, para a vaga de Troyjo e, segundo informações da imprensa, a petista já teria, inclusive, tido uma conversa informal com os ministros da economia dos países integrantes do bloco, para confirmar a indicação do Brasil.

Dilma pode assumir a cadeira até o final de março e permanecer no cargo até julho de 2025.

É o desastre anunciado.

Veja a nota do NDB:

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) iniciou um processo de transição de liderança, que ocorre de forma mutuamente acordada e de acordo com a governança e os procedimentos do Banco.

O presidente do NDB, Marcos Troyjo, deixará o cargo até 24 de março de 2023. A Assembleia de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento elegerá então um novo presidente indicado pelo Brasil, para cumprir o mandato rotativo que expira em 6 de julho de 2025. Após a eleição, o novo presidente toma posse.

O Sr. Marcos Troyjo atua como presidente do NDB desde julho de 2020 e tem sido fundamental para o sucesso do NDB.

Durante o mandato do presidente Troyjo, o NDB alcançou marcos importantes. Ele conduziu a expansão inicial do quadro social do Banco, fortaleceu o Departamento ESG (Ambiental, social e de governança) e estabeleceu o Escritório de Avaliação Independente. Ele também liderou a mudança do Banco para sua sede permanente em Xangai.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643