martins em pauta

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Finalmente, São Paulo está liberto do 'tucanato' e pronto para levantar voo

Terça, 08 de Novembro de 2022



O estado de São Paulo está nas mãos do PSDB desde 1995 quando o Mário Covas venceu Paulo Maluf. O Brasil ainda era tetracampeão de futebol e o, hoje invencível, Palmeiras não tinha sequer uma Libertadores. A banda do momento era o É O TCHAN e sua principal dançarina era Carla Perez. Os rockeiros do Skank lançavam o hit 'Jackie Tequila'. E, provavelmente leitor, os seus pais usavam calça bag e achavam isso o máximo.

Pela 1ª vez em décadas 90% dos cargos comissionados serão trocados. E não são poucos, estamos falando de mais de 23 mil cargos em comissão, 12.850 na administração direta e 10.558 na administração indireta. 

Isso significa que mesmo que Tarcísio nomeie 500 comissionados por dia, o processo de preenchimento de vagas levaria 60 dias se descontarmos os finais de semana. 

Claro que cada um dos aliados tem o seu projeto o PSD, presidido por Gilberto Kassab, pretende encaixar o médico Eleuses Paiva na bilionária pasta da Saúde e o ‘highlander’ Guilherme Afif Domingos na Casa Civil.

O atual Governador Rodrigo Garcia, atualmente no PSDB, pretende abrigar seus aliados na pasta de habitação e também na gigante estatal Paulista, a SABESP. O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes do MDB, que apoiou Tarcísio (mas não Bolsonaro) já apresentou a conta, ele quer a secretaria de Transportes e o DER (a gigantesca autarquia do Departamento de Estradas e Rodagem).

Além disso haverá a pressão dos bolsonaristas para abrigar boa parte dos que serão desalojados em Brasília. Isso se a vitória de Lula for confirmada, porque a essa altura com as greves aumentando e o relatório da inteligência do exército prestes a ser entregue, literalmente tudo pode acontecer no cenário. 

São Paulo ainda tem grandes gargalos logísticos, o metrô por exemplo em quase 50 anos avançou apenas 104 km uma média baixíssima se comparada com qualquer país desenvolvido. Outro problema gigante é o Rodoanel Norte uma obra que já consumiu 3,4 bilhões de reais mas está parada 4 anos. 

TARCISIO É A MAIOR AMEACA E O PIOR INIMIGO DO PCC DESDE SUA CRIAÇÃO.

Porém, esses problemas atingem apenas a capital e a região metropolitana. O verdadeiro ‘Calcanhar de Aquiles’ do Estado de São Paulo é a segurança pública. A notória incompetência do PSDB ao lidar com assunto, permitiu que um pequeno grupo de criminosos do Estado, o PCC, se expandisse de São Paulo até Fortaleza, chegando ao exterior; já controlando boa parte do Paraguai.

O PCC fez forte campanha contra Bolsonaro em todo o país mas foi só na reta final que eles perceberam que a eleição de Tarcísio de Freitas pode significar um risco real para sua existência, na medida que todo o comando, a logística, o ‘varejo’ na cracolandia; e o fundamental controle do porto de Santos (o maior do Hemisfério Sul) ficam no Estado de São Paulo e ter um governador linha dura contra o crime pode ameaçar a própria existência da facção. Por isso eles já apresentaram seu 'cartão de visitas' no atentado contra o governador em Paraisópolis.

Entre todos os desafios que o novo governador enfrentará, combater o Primeiro Comando da Capital – a facção que se transformou em máfia internacional – será o mais complexo e perigoso. 

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643