martins em pauta

domingo, 15 de maio de 2022

‘LUA DE SANGUE’: Entenda o fenômeno que poderá ser visto de todo o Brasil entre o domingo e a madrugada de segunda (16)

Domingo, 15 de Maio de 2022

Imagem: Reprodução/Shutterstock

O primeiro eclipse lunar completo de 2022 vai acontecer na noite deste domingo, 15, e poderá ser visto de todos os lugares do Brasil. O evento astronômico de longa duração poderá ser observado entre o final da noite e durante a madruga da segunda-feira, 16.

O fenômeno consiste no alinhamento total entre o sol, a Terra e a lua, nessa ordem. No momento em que os três astros se encontram posicionados na mesma direção, a sombra do planeta, provocada pela luz solar, cobre o seu único satélite natural por completo, dando-lhe um efeito avermelhado.

Onde e de que horas ver a “Lua de Sangue”

Segundo o portal Time and Date, que monitora fases da lua e do sol, força dos ventos, temperatura, entre outros eventos naturais, o eclipse lunar deste domingo vai ser visto em sua totalidade de todo o território brasileiro, sem locais mais privilegiados que outros.

“Como ele ocorrerá na metade da noite e, portanto, com a lua alta no céu, será muito fácil ver”, diz Roberto Dell’Aglio. Pelo horário de Brasília, o início do fenômeno deverá ocorrer às 23h28 e se encerrar às 2h55.

O efeito completo, com toda a lua coberta pela sombra avermelhada da Terra, vai poder ser visto entre 0h29 e 1h54. Além do Brasil, todos os países das Américas do Sul e Central e na metade leste da América do Norte também terão visibilidade do eclipse.

Entenda o fenômeno

Segundo o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Dell’Aglio, o nome correto do fenômeno é apenas “eclipse lunar total”, sendo conhecido apenas popularmente como “lua de sangue”.

“O que teremos na madrugada do próximo dia 16 é um eclipse lunar. O termo ‘lua de sangue’ para se referir aos eclipses lunares virou moda de uns anos para cá na imprensa, provavelmente por cópia [sic] dos sites americanos. Mas não se deve perder de vista que o fenômeno físico em si é o eclipse lunar, ou seja, o momento em que a Terra se coloca exatamente entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra da Terra seja projetada na Lua”, afirma o pesquisador.

Jovem Pan

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. É um sinal divino que a bandeira vermelha está a muitos quilometros da Terra e o mais perto que os ímpios chegarão dela é vendo a lua,
    Dermos graças ao Senhor Messias Terrestre por sua bondade, por suas maravilhas em favor dos homens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643