martins em pauta

domingo, 5 de março de 2023

O chilique petista com o lucro recorde da Petrobras

Domingo, 05 de Março de 2023

O chilique de Inácio com o lucro recorde da Petrobras, aliada a estratégia de Gleisi, de deixar uma conversa vazar para a imprensa, tem como alvo a troca do novo ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia.

O indicado de Alcolumbre fez uma manobra marota, e trocou alguns nomes da lista original de conselheiros indicados para a empresa, pela cúpula econômica dos vermelhos. Isso enfureceu o PT, que veio como um leão para cima do ministro, mas teme o impacto de tantas notícias ruins nos ministérios, logo no início do governo.

O que o Molusco esquece de dizer nas suas declarações é que União é o maior detentor de ações da Petrobras, com direito a melhores opções de voto, o que a torna a principal controladora. A participação do governo na Petrobras é de 28%, e quando a empresa reparte os seus lucros com os acionistas, o governo é um dos que mais recebem nos dividendos.

Porém, o valor desses dividendos é direcionado para a amortização da dívida pública. Ou seja, o dinheiro é controlado e fiscalizado, e não pode ser usado como poder de barganha.

A gestão Bolsonaro aumentou os mecanismos de rigidez fiscal, e estamos bem longe da época dos antigos esquemas de corrupção envolvendo a Petrobras.

A ideia dos petistas é acabar com a paridade internacional (PPI), sem se importar muito com o impacto no abastecimento de derivados. Além disso, ao emitir tais declarações, o barba esquece dos 700 mil acionistas brasileiros, criando a ilusão narrativa que o dinheiro “só vai para os gringos”.

Muitos dos liberais que fizeram o L, estão mais preocupados que nunca, e vários já estão com saudades de Bolsonaro. Para o PT, bom mesmo era na época do petrólão, e ao constatar isso, o número de arrependidos está aumentando.

O problema porém, é a possibilidade de esperar quatro anos, para tentar diminuir esses prejuízos.

Mas muitos, como os tucanos do PSB, esperam que isso aconteça bem antes.

Foto de Victor Vonn Serran

Victor Vonn Serran

Articulista

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643