martins em pauta

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Comentarista da CNN reconhece que pesquisas 'escondem' votos de Bolsonaro: "Espiral do silêncio" (veja o vídeo)

Sexta, 02 de Setembro de 2022

Segundo matéria publicada no site da CNN Brasil, ‘o cientista político Antônio Lavareda destacou a possibilidade de subnotificação na intenção de voto do presidente Jair Bolsonaro (PL) em alguns segmentos da sociedade’.

A afirmação foi feita em participação no quadro Arena Eleições, da CNN, nesta terça-feira (30).

“Bolsonaro tem crescido regularmente nas últimas pesquisas, chamando atenção para a hipótese de subnotificação do voto em Bolsonaro em alguns segmentos, especialmente naqueles de menor renda e escolaridade. Esse fenômeno é conhecido como ‘espiral do silêncio'”, afirmou Lavareda.

A resposta do analista veio após ‘provocação’ do jornalista e âncora da emissora, Boris Casoy, que relatou ter conversado com várias pessoas que afirmaram votar em Bolsonaro, mas que preferem não expor, dado o atual ambiente de polarização.

Lavareda cita como exemplo as pesquisas realizadas por telefone, nas quais Bolsonaro sobe até três pontos em relação às realizadas presencialmente, pois as pessoas se sentem mais à vontade para falar sem o ‘constrangimento público’.

“Quando algumas pessoas têm uma opinião que discrepa da opinião amplamente majoritária do seu grupo elas escondem e ocultam essa preferência para não entrar em conflito”, explicou o cientista político.

Antonio Lavareda ressaltou que ainda haverá outro efeito sobre as pesquisas, na combinação entre as propagandas eleitorais, que começaram a ser veiculadas recentemente em rádio e televisão, e os debates, como o último realizado pela Band, no domingo (27).

Aproveitemos aqui para citar algo que foi esquecido na análise, como o que se vê nas ruas, a cada aparição pública de Bolsonaro, com milhares de pessoas o acompanhando, no que chamamos popularmente de ‘Datapovo’, e ainda nas inúmeras enquetes realizadas nas redes, algumas com mais de 200 mil votos, em que Bolsonaro atropela seus adversários com margens absurdas de votos favoráveis, mesmo quando realizadas por veículos tradicionais ou blogueiros esquerdopatas.

Vai ser no primeiro turno!

Assista:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643