martins em pauta

domingo, 11 de abril de 2021

PANCADA: Superintendente da Maternidade Januário Cicco desmente versão da Secretaria de Saúde do Estado sobre motivo de superlotação e diz que atende acima da capacidade para ajudar o Estado

 

Domingo, 11 de Abril de 2021

Situação nos corredores nas maternidades na sexta-feira (9) e no sábado (10)| Fotos: reprodução

Após ver a postagem no Blog do BG na qual a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) afirma em nota que a situação dos corredores cheios das maternidades estaduais foi provocada em parte em razão de pedido feito pela Maternidade Januário Cicco que, segundo a Sesap, “solicitou o desvio de todo o fluxo do alto risco, pois estava na sua capacidade máxima”, o superintendente da Janunário Cicco, Dr. Murilo Britto, entrou em contato com o blog para desmentir o que a Sesap disse.

“A Secretaria não deveria nunca dizer isso, que a culpa é da Maternidade Januário Cicco, muito pelo contrário. A gente sempre deu a mão quando precisou. Desde 2013 que a gente atende 40%, 50% acima da nossa capacidade para ajudar o Estado”, disse o superintendente.

Dr. Murilo diz ainda que existe um número de vagas determinado em contrato entre a secretaria e a Januário Cicco e que a maternidade chega a atender mensalmente 40% e até 50% a mais do que reza o contrato. “Então é por isso que nossos corredores vivem lotados. Nós temos aqui profissionais esgotados porque em casos de superlotação prejudicam nossa programação”, conta.

Ele também afirmou que esta situação atrapalha a função primordial da instituição que é a de ensino. “A Maternidade Escola comporta várias residências médicas e essa formação de profissionais está sendo prejudicada pela quantidade excessiva de pacientes que a regulação da Sesap nos encaminha”, explicou. “Eu fico pensando se não existisse a Maternidade Januário Cicco nesse estado o que seria das mães do RN”, complementa.

Dr. Murilo disse também que a Januário Cicco “nunca deixou de ser parceira, a melhor que o Estado tem. Mas a responsabilidade é do próprio secretário de Saúde do Estado e da governadora. Eles têm que resolver essa situação”. Ele questiona também porque a Sesap não amplia o atendimento no Hospital Maria Alice Fernandes e também não busca melhorar o pré-natal das gestantes nas cidades do interior. Murilo conta inclusive que ofereceu a Maternidade para oferecer cursos de capacitação para profissionais que atuam no interior do Estado com o objetivo de melhorar a assistência.


Fonte: Blog do BG

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Não tem jeito mesmo, o Poodle da saúde do estado só faz falar merda, não sei como esse sujeito consegue se manter no cargo.

  2. Trabalho de excelência realizado pela equipe da Maternidade Januário Cicco,o Secretário de Saúde do Estado deveria ir lá para aprender o que é gestão para não está dizendo o que não procede e sendo desmentido na lata. Para uma pessoa que tem vergonha na cara isso é deprimente.

  3. Preocupante essa guerra de narrativas. Ficamos aqui sem saber se foi um mal entendido, se o governo do RN está mentindo, se a MEJC está mentindo. Seria muito interessante um representante explicar realmente o está ocorrendo e apresentando documentos para isso.

  4. Não vamos esquecer a célebre frase do chefe do PT.
    “Ainda bem que a natureza criou esse monstro do Coronavírus ”
    Luiz Inácio, o encantador de Jumentos.

  5. O PT só vive de mentiras. O seu maior mentiroso é o Sr Lula.
    A cor vermelha da sua estrela , simboliza a cor vergonha.
    O lema do PT é ” acuse do que você faz e chame-o do que você é”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643