martins em pauta

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Bolsonaro afirma que servidores federais terão reajuste se PEC dos Precatórios for aprovada

Terça, 16 de Novembro de 2021

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (16), no Bahrein, no Oriente Médio, que, caso a PEC dos Precatórios seja aprovada pelo Congresso Nacional, o governo terá espaço fiscal para conceder um reajuste aos servidores federais. O texto já passou pela Câmara dos Deputados e, agora, tramita no Senado.

Segundo o governo, a PEC dos Precatórios, se aprovada, abrirá espaço de R$ 91 bilhões nos cofres públicos. Entre outras coisas, os valores serviriam para financiar o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda substituto do Bolsa Família.

De acordo com Bolsonaro, não seria o aumento que o funcionalismo público federal merece, mas o que o governo teria capacidade de dar. “A inflação chegou a dois dígitos. Conversei com o Paulo Guedes: em passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles merecem, mas é o que podemos dar. Todos os servidores federais, sem exceção”, disse. O presidente não falou sobre o percentual de reajuste que poderá ser concedido ao funcionalismo.

Bolsonaro também afirmou que não há previsão para novos concursos públicos e disse que os certames acontecerão apenas em casos de exceção. “O concurso público é apenas uma exceção, como fizemos para a PF [Polícia Federal] e a PRF [Polícia Rodoviária Federal]. E nós, dessa maneira, estaremos mostrando responsabilidade. No tocante à reforma administrativa, não atingirá os atuais servidores”, lembrou.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643