martins em pauta

sexta-feira, 23 de julho de 2021

O PT do faz de conta... E como é na real

Sexta, 23 de Julho de 2021

FATO: Antecipou o pagamento de dinheiro a juros baixíssimos para se endividar a juros de mercado - sem o monitoramento do FMI. E a farra fiscal começou...

VERSÃO: "Liquidamos a dívida externa".

FATO: Trocou dívida a juros internacionais para explodir a dívida interna, com juros de até 14,25% aa, fazendo com que os Bancos tivessem os maiores lucros da história. E o governo, déficits gigantescos.

VERSÃO: "Precisamos de 'Campeões Nacionais' para enfrentarmos o poder das multinacionais."

FATO: Com juros subsidiados pelo BNDES, inflou máquinas de pagar propinas como a Odebrecht, OAS e Grupo X, dentre outros. Todos quebrados, ou alquebrados, com seus donos e executivos presos e/ou condenados.

VERSÃO: "Precisamos estimular o conteúdo nacional na cadeia produtiva do petróleo".

FATO: Para criar a Sete Brasil, obrigou os Fundos de Pensão e o BNDES a investirem na Companhia, que nasceu para superfaturar sondas e arrecadar propina. Entregaram a obra à Odebrecht e a OAS. Só o BNDES se salvou: todo o resto quebrou, principalmente a Sete Brasil.

.

VERSÃO: "O Pré-Sal foi um bilhete de loteria que o Brasil ganhou."

FATO: Estouraram o prêmio antes que o recebessem. Quando saíram, uma ação da Petrobras valia R$4,80 e o endividamento alcançava meio trilhão de reais. E o RJ, sede da Petrobras, operacional do pré-sal e do então parceiro Cabral, desde então produz governadores presos em escala industrial, em rimas tão pobres quanto trágicas.

VERSÃO: "No Brasil, a crise não vai passar de uma marola"

FATO: Financiaram o consumo de bens duráveis para maquiar os números da crise, contiveram na marra o preço da gasolina, diesel, GLP e energia elétrica, afundaram a Petrobras e a Eletrobrás, além de levarem o país à maior recessão de sua história, com 11 trimestres de PIB negativo.

VERSÃO: "Na Venezuela tem democracia até demais."

FATO: O país de Maduro se transformou num narcoestado, foi suspenso do Mercosul, da OEA, faz simulacros de eleições, e acaba de dar à Suprema Corte o poder de legislar. Além disso, mantém encarcerados centenas de presos políticos, sem julgamento.

VERSÃO: "Lula foi um preso político."

FATO: Lula foi um político preso por corrupção e lavagem de dinheiro. E a frase foi dita por petistas na Reunião do Foro de S. Paulo em Cuba. Logo na Ditadura mais antiga do Continente, e que mantém centenas de presos políticos e um número não-sabido de civis presos por terem se manifestado pedindo comida, medicamentos e... Liberdade.

VERSÃO: "Só o desarmamento vai fazer cair a taxa de criminalidade."

FATO: Passaram por cima de um plebiscito (!) e desarmaram a população civil, transformando-a em refém de bandidos armados. Nos governos do PT o Brasil tinha cerca de 60.000 assassinatos por ano, número maior que em países em guerra. Desde que deixaram o governo e com a flexibilização da posse de armas no governo Bolsonaro, o número de mortes violentas caiu cerca de 30%.

VERSÃO: "Travou-se uma guerra no Judiciário pela libertação de Lula."

FATO: Um desembargador (Rogério Favretto) com militância petista de quase 20 anos, tentou derrubar ilegal e monocraticamente, através de HC, decisão colegiada de Turma do TRF-4 e decisões também colegiadas do STJ e STF. A "Guerra" não passou de um tiro n'agua de um militante tresloucado, contra todo o estamento jurídico do País. Mas ao fim e ao cabo, conseguiram anular as condenações de Lula através do STF, numa outra "Guerra", onde a grande vítima foi a Constituição.

VERSÃO : "O golpe escancarou a recessão de Temer."

FATO: O impeachment foi constitucional, nada tendo de golpe; O PIB de 2014 foi de 0,5% - se é que não foi maquiado. Em 2015 e 2016 o PIB foi negativo em 3,5 e 3,3%. Temer assumiu em definitivo em 31 de agosto de 2016, com o país quebrado, com taxa de investimento zerada e desemprego de 12,4%, ou cerca de 13 milhões de desempregados.

.

VERSÃO : "Bolsonaro está governando com Centrão, o que há de pior na política."

FATO: O PT governou e dividiu o Poder (inclusive entregando ministérios e Estatais) com todos os partidos de Esquerda (que realmente são o que há de pior na política) e com o Centrão em peso. Sem esquecer o MDB, com quem negociou a vice-presidência. Bolsonaro não entregou nenhum ministério ou Estatal a qualquer Partido do Centrão, ou fora dele. E seu vice é um militar, filiado a um partido minúsculo, o PRTB.

.

VERSÃO: "Só Lula sabe como fazer o Brasil crescer novamente."

FATO: As projeções do Mercado Financeiro, Banco Central e Agências de Rating apontam para um crescimento do PIB superior a 5,3% em 2021. Mesmo com o país ainda vivendo os efeitos danosos da Pandemia, dos lockdowns e Toques de Recolher decretados por governadores e prefeitos, com o aval do STF. Quanto ao "Jeito Lula" de fazer o Brasil crescer, veja nos itens anteriores que seus desgovernos funcionavam à base da corrupção institucionalizada, de compra do apoio do Congresso através do Mensalão, do Petrolão e da divisão do butim. Apesar disso e muito mais, não aprovou uma só Reforma Estruturante. E seu desapego ao "Tripé Econômico" - que jurou defender na famosa "Carta aos Brasileiros" -, fez com que entregasse um crescimento sem sustentabilidade, centrado no consumo subsidiado. Que redundou, adiante, na maior recessão que o país já enfrentou. E a sucessora (que ele elegeu), foi impichada por autorizar despesas extras não autorizadas pelo Congresso. As "Pedaladas", como ficaram conhecidas.

Dilma e o PT caíram para nossa salvação, antes que nos tornássemos uma Venezuela. Ou uma grande Cuba. Ou uma Argentina de dimensões continentais.

Um partido de traficantes da mentira oficializada, ou não. Para os petistas, tanto faz.

Alberto Saraiva 

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643