martins em pauta

sábado, 24 de julho de 2021

Manifestantes incendeiam estátua do bandeirante Borba Gato em SP

Sábado, 24 de Julho de 2021

Foto: GABRIEL SCHLICKMANN/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

A estátua do bandeirante Manuel de Borba Gato, localizada na praça Praça Augusto Tortorelo de Araújo, no bairro de Santo Amaro, zona sul da capital paulista, foi incendiada no começo da tarde deste sábado (24).

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 20 pessoas atearam fogo em pneus colocados na base do monumento.

Um grupo chamado “Revolução Periférica” assumiu a autoria do incêndio. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento em que uma faixa do grupo é exibida diante do monumento em chamas.

Os bombeiros foram acionados e controlaram o fogo cerca de 10 minutos após o início do incêndio. Quando a polícia chegou, os manifestantes já haviam deixado o local e o trânsito foi liberado. Não houve registro de feridos.

O caso foi registrado no 11º Distrito Policial que ficará responsável pelas investigações. A polícia busca imagens e informações que possam ajudar na identificação e localização dos autores do ato de vandalismo.

A estátua do bandeirante continua de pé, mas houve danos à estrutura. O monumento de concreto de cerca de 13 metros foi inaugurado em 1957 e já foi alvo de outros atos de protesto. Em setembro de 2016, a obra foi pintada com tintas coloridas, assim como o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera.

Borba Gato fez parte de um grupo que fazia incursões no interior do Brasil e perseguia povos indígenas no período colonial. Não eram, contudo, conhecidos como “bandeirantes” durante a época em que atuaram. A historiadora Iris Kantor, professora de historiografia colonial na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), reforça que o termo foi cunhado por historiadores contemporâneos como Affonso Taunay, que dirigiu o Museu Paulista a partir de 1917. Até então, eram conhecidos apenas como “paulistas” ou sertanistas.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) restringiu a circulação de veículos naquele trecho da avenida Santo Amaro, o que alterou o trajeto de 21 linhas de ônibus, de acordo com a SPTrans.

R7 / Blog do BG

OPINIÃO DOS LEITORES

    1. Tá não. Família, Pátria. Vida Cristã, conheceres a verdade e a verdade vos libertará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643