martins em pauta

quarta-feira, 1 de março de 2023

Pacheco confirma que pautará a CPMI de 8 de janeiro

 Quarta, 01 de Março de 2023

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), aliado do ex-presidiário Lula (PT), confirmou, nesta terça-feira (28), que fará a leitura do pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito Mista (CPMI) de 8 de janeiro, se todos os requisitos forem preeenchidos.

- Se preenchidos os requisitos, deve ser lido o requerimento e instalada a Comissão. Essa é a obrigação que se impõe à Presidência (do Senado) - explicou em entrevista à CNN.

O deputado federal André Fernandes (PL-CE) conseguiu 189 assinaturas de deputados para a instalação do colegiado e mais 33 de senadores. O PT, de Lula, e outros partidos de esquerda são contra a Comissão.

- Estamos confiantes na instauração da CPMI. Além do Regimento Comum do Congresso Nacional ser claro ao falar que CPMIs são instauradas de forma automática se requeridas por 1/3 das casas, o próprio STF já deu entendimento de que basta as assinaturas de uma CPI para que ela se instale - comemorou Fernandes.

Em virtude da invasão e depredação de prédios públicos nos atos de 8 de janeiro, o Governo de Lula demitiu vários militares, outros ainda serão julgados e mais de 1.200 manifestantes foram presos, todos contrários à volta do PT ao poder. As detenções, por sinal, não seguiram o rito normal e estão cheias de irregularidades. 

O Partido dos Trabalhadores tem rejeitado a instalação da CPMI.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643