martins em pauta

quinta-feira, 2 de março de 2023

Ditador da Nicarágua, amigo de Lula, impõe mais uma perseguição a cristãos e bispo reage revoltado

Quinta, 02 de Março de 2023

O ditador de Nicarágua, Daniel Ortega, que já prendeu todos os seus opositores, incluindo padres, expulsou freiras e fechou conventos que desenvolviam importante trabalho social no país, agora, decidiu proibir as procissões de Páscoa.

A Nicarágua, cujo censo de 2005 apontava 80% da população cristã, não poderá comemorar a Quaresma e nem a Semana Santa, porque Ortega classifica a Igreja Católica como "máfia organizada" e "antidemocrática".

Os católicos também estão sendo impedidos de participar das missas ou frequentar as igrejas porque Ortega bloqueia a entrada dos fiéis com policiais que impedem o acesso aos templos.

O bispo da diocese nicaraguense de León e Chinandega, Sócrates René Sandigo, comunicou que o ditador autorizou a Via Sacra somente dentro ou no átrio das paróquias, mas jamais nas ruas.

Já o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manágua, que está exilado nos Estados Unidos, Silvio Báez, chamou Ortega de "ateu, corrupto e criminoso". O religioso conseguiu fugir do país após ter sido acusado com outras 93 pessoas de "traição". Ele perdeu a nacionalidade nicaraguense e é considerado "fugitivo da justiça".

O padre Rolando Alvárez não teve a mesma sorte. Ele era conhecido como a última voz pública de oposição ao governo do ditador. Foi preso e condenado a mais de 26 anos de cárcere. O religioso se negava a deixar o país e ficar longe dos fiéis. Em suas missas, Alvárez sempre criticava Ortega e denunciava crimes, desaparecimentos e mortes.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643