martins em pauta

quinta-feira, 2 de março de 2023

Covardemente, MST invade três fazendas produtivas na Bahia

Quinta, 02 de Março de 2023

A Bahia é governada há 18 anos por governadores do PT e acaba de eleger mais um petista, Jerônimo Rodrigues, que deve permanecer até 2026.

Aparentemente, o direito à propriedade naquele estado não está sendo respeitado.

No início desta semana o grupo de "foras-da-lei", o MST, anunciou que invadiu mais três propriedades plenamente produtivas no Sul da Bahia.

Um exército de 1500 sem-terra invadiu áreas de cultivo de eucalipto da Suzano Papel e Celulose. Os eucaliptos são matéria prima para fabricação de papel. Durante a campanha eleitoral de 2022 o ex-presidente Jair Bolsonaro alertou para um suposto risco comunista representado pela ascensão do PT ao poder, as críticas a tomadas de propriedades privadas voltaram à tona nas últimas eleições, quando Lula, supostamente líder na corrida presidencial, virou vidraça por não censurar invasões ilegais.

“Qual foi a terra produtiva que os sem-terra invadiram? Porque os sem-terra invadiam terras improdutivas. Tinha hora que eu achava que os sem-terra estavam fazendo um favor para os fazendeiros porque estão invadindo as terras para o governo pagar”, disse o petista na campanha.

Bem, a resposta está aí... As terras da Suzano são altamente produtivas.

O MST alega ter invadido as fazendas – localizadas na área dos municípios de Caravelas, Teixeira de Freitas e Mucuri – por uma denúncia contra a monocultura de eucalipto na região, que vem crescendo nas últimas décadas.

Isso se chama liberdade para empreender. Se estão plantando eucalipto é porque tem demanda para isso e não será o MST que irá decidir o que os proprietários irão plantar ou não. 

Carlos Fávaro, o ministro da Agricultura, afirmou que, antes da posse de Lula, foi feito um acordo com os sem-terra para que não houvesse mais invasão de áreas produtivas. A trégua, ao que parece, não durou muito. Nos últimos dias, além da fazenda da Suzano, militantes do movimento ocuparam nove áreas no interior de São Paulo.

A verdade é que Lula da Silva, abriu as portas do inferno para volta dos conflitos no campo. E isso é só o começo.

NOTA OFICIAL DA SUZANO PAPEL E CELULOSE SOBRE A INVASÃO:

A empresa confirma que três áreas produtivas de sua propriedade, localizadas nos municípios de Mucuri, Teixeira de Freitas e Caravelas, no estado da Bahia, foram invadidas e danificadas ilegalmente pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta segunda-feira (27/2). Tais atos violam o direito à propriedade privada e estão sujeitos à adoção de medidas judiciais para reintegrar a posse dessas áreas.
A companhia reitera que cumpre integralmente as legislações ambientais e trabalhistas aplicáveis às áreas em que mantém atividades, tendo como premissas em suas operações o desenvolvimento sustentável e a geração de valor e renda, reforçando assim seu compromisso com as comunidades locais e com o meio ambiente. 
Especificamente no sul da Bahia, a empresa gera aproximadamente 7.000 mil empregos diretos, mais de 20.000 postos de trabalho indiretos e beneficia cerca de 37.000 pessoas pelo efeito renda, conforme metodologia adotada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ).
Além disso, por meio de seus projetos sociais, programas e iniciativas na região, a empresa alcançou mais de 52.000 participantes diretos e indiretos, em 82 comunidades e mais cinco sedes municipais. Por fim, a companhia reconhece a relevância da sua presença nas áreas onde atua e reforça seu compromisso por manter um diálogo aberto e transparente, de maneira amigável e equilibrada. Também reafirma a confiança nas leis e no estado brasileiro, na busca pela defesa e preservação dos diretos de quem produz, trabalha e, com isso, gera e compartilha valor com toda a sociedade.


Fonte: Jornal da Cidade Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643