martins em pauta

sexta-feira, 3 de março de 2023

É o fim! Haddad copia modelo econômico falido da Argentina e espera que dê certo

Sexta, 03 de Março de 2023

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, nesta terça-feira (28), duas medidas muito parecidas com o que a falida Argentina colocou em prática e, claro, não deu certo.

Haddad voltou a cobrar impostos federais na gasolina e no etanol na tentativa de aumentar a arrecadação; o que não dá certo e também criou uma outra taxa de 9,2% sobre a exportação de petróleo cru nas petroleiras.

O terceiro mandato do ex-presidiário Lula (PT) estima que vai arrecadar, apenas com o novo imposto, R$ 6,7 bilhões. Para o economista Luis Arthur Nogueira, ouvido pela Jovem Pan, fez um importante alerta no sentido de que a criação de alíquota é "um grande erro" e que "nenhum país sério taxa exportações".

- O Brasil, na verdade, copiou o modelo fracassado da Argentina, que toda vez que precisa de dinheiro taxa exportações - explicou, acrescentando que tabelar o produto na saída do Brasil diminui a competividade com outros concorrentes lá fora.

O professor da PUC-Rio, Edmar de Almeida, concordou com o colega e disse que "a maneira fácil de conseguir dinheiro" é criar um novo imposto. Porém, "abre um precedente perigoso para outros setores".

- O mercado de petróleo é altamente competitivo. Podem ter empresas com contratos de longo prazo (de exportação de petróleo). Não sei se contratos vão permitir repassar ou terá que internalizar os custos. É um custo e elas terão que entender: ou ela repassa e perde competitividade ou vão ter que internalizar - completou Pedro Rodrigues, diretor-executivo do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).


Fonte: Jornal da cidade Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643