martins em pauta

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Ações da Petrobras caem após aprovação do nome de Jean Paul Prates para a presidência da estatal

Sexta, 26 de Janeiro de 2023

Foto: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

As ações da Petrobras recuaram na bolsa de valores nesta quinta-feira (26). A queda acontece após Jean Paul Prates ter tido seu nome aprovado, por unanimidade, como novo presidente da empresa.

Às 15h43, os papéis ordinários da estatal brasileira tombavam em 2,8%, com preço de R$ 29,54. Por sua vez, as ações preferenciais também caíam, a 2,9%, com preço de R$ 26,15.

Prates licenciou-se do cargo de senador pelo PT nesta semana. Como parlamentar, chegou a propor um fundo que utilizasse o dinheiro pago pela Petrobras aos acionistas e outros recursos para estabilizar o preço dos combustíveis. Hoje, os valores são atrelados ao preço no mercado estrangeiro.

A política de preços é um dos pontos sensíveis da empresa, na avaliação de Prates. Durante os trabalhos na equipe de transição, ele afirmou que a metodologia é uma política de governo, e não de Estado.

A Petrobras adota o modelo de PPI (preço de paridade internacional), o que faz com o que o preço da gasolina, do etanol e do diesel acompanhe a variação do preço do barril de petróleo no mercado internacional.

Jean Paul Prates se reunirá ainda nesta tarde com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, eles deverão começar a discutir nomes que podem ser indicados pelo governo ao conselho de administração, entre outros temas.

Nomeação

A nomeação de Prates foi aprovada nesta quinta pelo conselho de administração da Petrobras, por unanimidade. Agora, o nome precisa ser validado pela assembleia geral de acionistas, que deve ser convocada com um mês de antecedência.

Além da presidência, Prates foi indicado para integrar o conselho de administração da Petrobras. Seu nome havia sido aprovado durante análise interna por parte dos comitês de elegibilidade e de pessoas.

R7 com Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643