martins em pauta

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Operação varredura desativa “Gato” de energia em academia, retificadora de carros e imóveis no bairro do Alecrim

Quarta, 07 de Dezembro de 2022


Fonte: Blog do BG

Divulgação/Cosern

Equipes técnicas da Neoenergia Cosern identificaram e desativaram fraudes de energia (o popular “gato”) que abasteciam de forma irregular uma academia de ginástica, uma retífica de carros e vários imóveis no cruzamento da Avenida Alexandrino de Alencar com a Rua Jaguarari, no bairro do Alecrim, em Natal, na manhã desta quarta-feira (7). A academia de ginástica é reincidente no crime e já havia sido flagrada furtando energia elétrica em agosto de 2021.

Durante inspeção de rotina, técnicos da distribuidora constataram que havia um desvio de energia feito direto da rede elétrica da Neoenergia Cosern, evitando a medição, e abastecendo os endereços. A Neoenergia Cosern registrou Boletim de Ocorrência sobre o caso na 1ª Delegacia de Polícia no bairro do Alecrim.

“É importante ressaltar que uma parte do prejuízo causado por esse tipo de crime é dividido por todos os potiguares no momento da definição do reajuste tarifário feito todos os anos pela Agência Nacional de Energia Elétrica”_, lembra Thelmo Varela, gerente de Recuperação da Receita da Neoenergia Cosern. _“Além disso, o gato de energia é crime, coloca em risco a vida de quem faz e de quem está perto, provoca oscilações no fornecimento de energia e pode provocar queima de equipamentos”, complementa.

As ações de combate a “gatos” da Neoenergia Cosern cresceram 7,7% este ano em relação a 2021. Ao todo, já foram realizadas 46.043 inspeções e identificadas 4.247 irregularidades nos nove primeiros meses deste ano.

A “Operação Varredura”, que conta com apoio das autoridades policiais, já recuperou 19,3 milhões de kWh entre janeiro e setembro. Para se ter uma ideia, o consumo médio mensal de uma residência potiguar é de 145 kWh. Esse volume de energia que estava sendo desviada e foi recuperada seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por dois dias.

Em outro comparativo, a energia que estava sendo furtada e foi recuperada pela distribuidora seria suficiente para abastecer, juntos, os municípios de São Gonçalo do Amarante e Macau por 30 dias, por exemplo. Em 2022, quatro pessoas foram presas pelas autoridades policial em todo o Rio Grande do Norte praticando a irregularidade.

Furto x Fraude

A fraude é quando o consumidor já é cliente da Neoenergia Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.

Os consumidores que se sentirem lesados com essa prática criminosa (uma vez que o prejuízo causado pelos desvios é dividido por todos) podem denunciar, de forma totalmente anônima, por meio do telefone 116, WhatsApp (84) 3215-6001 e pelo site da Neoenergia Cosern (www.neoenergiacosern.com.br).

Veja a operação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643