martins em pauta

quarta-feira, 16 de março de 2022

Congressistas dão a segunda rasteira nos cofres públicos e aprovam "Lei Paulo Gustavo"

Quarta, 16 de Março de 2022

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 73/2021, também conhecido como "Lei Paulo Gustavo", para obrigar o Governo Federal a liberar R$ 3,8 bilhões à cultura.

A proposta, que já passou pela Câmara e retorna pela segunda vez ao Senado, pretende disponibilizar a maior transferência de recursos públicos para a Cultura já realizada na história.

O Secretário Especial de Cultura, Mário Frias, já se pronunciou outras vezes sobre o caso e argumentou que disponibilizar uma verba "tão gorda" assim não seria o ideal; visto que a União já está tendo dificuldades para rastrear o que foi feito com os bilhões de recursos entregues a projetos culturais em gestões anteriores. Mesmo assim, os Congressistas justificaram que o Governo Federal tem recursos suficientes que poderiam vir do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e do Fundo Setorial de Audiovisual (FSA).

Os senadores também não concordaram com a mudança feita pelos deputados de que a Secretaria Especial de Cultura definiria os segmentos culturais prioritários e afirmaram que a União deve repassar as verbas, diretamente, para Estados e municípios.

Depois do Fundão, essa é a "segunda rasteira" que os congressistas dão nos cofres públicos. 

O texto, agora, segue para sanção presidencial.

Certamente, será vetado.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643