martins em pauta

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Bolsonaro edita nova MP para facilitar abertura de empresas e favorecer o ambiente de negócios no país

Quinta, 01 de Abril de 2021

Em uma nova Medida Provisória, publicada na última terça-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro implementa mudanças em uma tentativa de facilitar a abertura de empresas, favorecer o ambiente de negócios e melhorar a posição do Brasil no ranking ‘Doing Business’, do Banco Mundial.

Segundo o governo, a MP também visa à proteção aos investidores minoritários, à facilitação do comércio exterior de bens e serviços e à liberação de construções de baixo risco.

Entre as mudanças, está a unificação de inscrições fiscais federal, estadual e municipal no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), com a eliminação de análises de viabilidade e a automatização da checagem de nome empresarial.

No trecho que trata sobre comércio exterior de bens e serviços, o texto assegura, por exemplo, a disponibilidade de guichê único eletrônico aos operadores e prevê que quaisquer exigências baseadas em características das mercadorias sejam impostas somente por meio de lei.

A MP também trata do fornecimento de eletricidade, a fim de aumentar a celeridade de alguns processos de acesso à energia elétrica.

O texto estabelece prazo para o poder público autorizar a realização de obras de extensão de redes de distribuição de energia elétrica.

Fonte: Jornal da Cidade Online

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643