martins em pauta

terça-feira, 18 de maio de 2021

Polícias Civis de 19 estados realizam uma das maiores operações contra rede mundial de pedofilia

Terça, 18 de Maio de 2021

Após um ano de investigação, as Policiais Civis de 19 estados brasileiros deflagraram, nesta terça-feira (18), a “Operação Lótus” para cumprir 68 mandados de busca e apreensão contra pedofilia. Os inquéritos identificaram uma rede mundial de computadores em que diversos grupos trocavam fotos e vídeos com imagens estarrecedoras de crianças.

"É uma das maiores investigações contra a pedofilia”, disse o delegado Adriano França. Ele chefia a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima do Rio de Janeiro.

As investigações deram início durante a pandemia, quando as polícias compararam os dados de 2019 com os de 2020, ano pandêmico, e constataram mais de 86 mil denúncias ao Disque 100. Dezessete mil delas eram de abusos sexuais sofridos por crianças e adolescentes.

A Polícia Civil do Rio acredita que o número de casos pode ser bem maior, se levar em consideração que muitas vítimas não chegam a comunicar os fatos às autoridades. Ainda de acordo com a PC, a pandemia do coronavírus, foi o motivo por trás do aumento nesses tipos de casos. Agora, a operação, que é nacional, tenta desbaratar o grupo criminoso e fazer com quem todos respondam criminalmente.

"É dever moral denunciar qualquer tipo de violação dos direitos humanos, em especial, quando as vítimas são crianças e adolescentes, em razão da vulnerabilidade destes seres em formação”, explicou França.

As polícias de vários estados trabalharam nas investigações e uniram esforços no intercâmbio de informações. Entre as delegacias que operaram, estão as de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. A do Rio de Janeiro contou até com a participação da força-tarefa de peritos criminais de informática para a análise do conteúdo dos objetos apreendidos. Ao final da operação, será divulgado um relatório com os dados finais e um balanço nacional.

Estados com alvos identificados pela "Operação Lótus":

Bahia - 5

Ceará - 3

Distrito Federal - 1

Espírito Santo - 3

Goiás - 5

Maranhão - 1

Minas Gerais - 6

Mato Grosso - 2

Pará - 4

Pernambuco - 2

Piauí - 1

Paraná - 1

Rio de Janeiro - 9

Rio Grande do Norte - 1

Rondônia - 1

Rio Grande do Sul - 6

Santa Catarina - 1

Sergipe - 1

São Paulo - 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643