martins em pauta

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Deputado André Fernandes consegue assinaturas suficientes no Senado para CPMI

Quinta, 16 de Fevereiro de 2023

O deputado federal André Fernandes (PL-CE) anunciou, na madrugada desta quarta-feira (15), que conseguiu o número necessário de assinaturas no Senado para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar os atos ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília. Com isso, o parlamentar agora precisa atingir apenas os apoios necessários na Câmara dos Deputados para que o colegiado seja automaticamente instalado.

Pelo Twitter, Fernandes divulgou a lista dos 27 senadores que apoiaram a medida (confira ao final do texto) e pediu que os cidadãos cobrem os parlamentares em quem votaram. Já sobre a quantidade de assinaturas na Câmara, a atualização mais recente feita pelo parlamentar foi publicada no último dia 10 de fevereiro, quando a instalação da CPMI contava com o apoio de 65 congressistas.

De acordo com o deputado, a opção por instalar uma CPMI, e não uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), se deu porque na comissão mista a instalação é automática – não precisa do aval do presidente do Congresso – desde que a medida receba o apoio de um terço dos membros de cada Casa do Parlamento (27 senadores e 171 deputados).

Como o próprio nome já exemplifica, a diferença entre as CPIs e as CPMIs está na composição de cada uma delas. Enquanto as CPIs são compostas apenas pelos membros da Casa na qual ela é instalada, as CPMIs são compostas por deputados e senadores, devendo ser igual a participação de cada um dos cargos, obedecido o princípio da proporcionalidade partidária.

Confira a lista dos 27 senadores que apoiaram a instalação da CPMI dos atos de 8 de janeiro:

1 – Zequinha Marinho
2- Rogério Marinho
3- Magno Malta
4- Wellington Fagundes
5- Izalci Lucas
6- Mecias de Jesus
7- Eduardo Girão
8- Plínio Valério
9- Esperidião Amin
10- Flávio Bolsonaro
11- Alan Rick
12- Carlos Portinho
13- Astronauta Marcos Pontes
14- Jorge Seif
15- Hamilton Mourão
16- Jaime Barattoli
17- Damares Alves
18- Luís Carlos Heinze
19- Eduardo Gomes
20- Ciro Nogueira
21- Styvenson Valentim
22- Wilder Morais
23- Cleitinho
24- Tereza Cristina
25- Marcos do Val
26- Sergio Moro
27- Marcio Bittar

(Pleno News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643