martins em pauta

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Após criticar ‘censura da toga’, colunista da Folha tem contrato encerrado

Segunda, 14 de Novembro de 2022

O anúncio de seu afastamento foi divulgado por ele mesmo, nas redes sociais, ao reproduzir um comunicado do veículo de comunicação:

"Atenção: a partir de hoje quarta não tem", escreveu, em referência ao dia da semana em que costumeiramente sua coluna era publicada.

Beltrão vinha apontando os absurdos impostos pela ‘censura da toga’, que há mais de um ano silencia, suspende, desmonetiza e até prende, pessoas comuns, políticos, contas e canais na Web e veículos de comunicação.

Sua primeira coluna mais contundente a respeito do tema foi em outubro, dias após o primeiro turno das eleições, em uma dura crítica ao STF e ao TSE:

"A censura e o princípio autoritário - Ao remover conteúdo e interferir nas eleições, TSE perde legitimidade", dizia o título do texto de Hélio Beltrão.

O primeiro parágrafo, incisivo apontava a gravidade do fato:

"A censura tem se alastrado de maneira assustadora no Brasil. Não se imaginava há alguns anos que a liberdade de expressão, consagrada na Constituição, estaria sob ataque feroz neste 2022. Estávamos errados. A censura ressurgiu e paradoxalmente tem o apoio ou a racionalização de inúmeros jornalistas e, também, da maior parte da esquerda…"

O texto encerrava com uma triste constatação:

"O STF e o TSE, ao agirem como árbitros sobre a veracidade e falsidade de assertivas de cunho político, correm risco de perder a confiança da população na sua independência e legitimidade.
Enquanto não virarmos a China, a internet —graças a Deus e ao capitalismo— vencerá a censura."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643