martins em pauta

domingo, 30 de outubro de 2022

Gilmar Mendes manda ministro da Justiça explicar operações policiais no 2º turno

Domingo, 30 de Outubro de 2022

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou neste sábado (29) o ministro da Justiça, Anderson Torres, a prestar esclarecimentos sobre a realização de operações policiais durante o segundo turno das eleições que, supostamente, beneficiariam a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição.

Mendes deu prazo de três horas para que Torres preste esclarecimentos. A decisão atende a uma ação apresentada pelo PSB, que integra a coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e alega que “na última semana que antecede o segundo turno o uso da máquina estatal foi claramente intensificado com o objetivo de causar prejuízo ao processo eleitoral”.

O ministro do STF considerou, em sua decisão, que o “potencial intimidatório” das operações lideradas pelo Ministério da Justiça não “parece ser mera ilação”.

Na denúncia, o PSB cita uma publicação feita por Torres em suas redes sociais neste sábado na qual o ministro diz que uma operação integra “10 mil policiais federais” e “cerca de 500 mil agentes das forças de segurança estaduais, em prol de eleições limpas e seguras”.

“Ontem, já apreendemos quase 5 milhões de reais em dinheiro”, afirma o tuíte. A publicação foi reproduzida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente, segundo o PSB.

O partido pede que o Ministério da Justiça e os órgãos de segurança pública dos estados se “abstenham de adotar quaisquer medidas que afetem a imparcialidade estatal e a higidez do processo eleitoral”. A CNN entrou em contato com o Ministério da Justiça sobre a decisão e aguarda uma resposta.

CNN Brasil

OPINIÃO DOS LEITORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643