martins em pauta

terça-feira, 8 de março de 2022

Rússia anuncia nova trégua humanitária na Ucrânia na manhã de quarta-feira (9)

 Terça, 08 de Março de 2022

Foto: Louisa Gouliamaki

O exército russo anunciou, nesta terça (8), um novo cessar-fogo temporário na Ucrânia que acontecerá na manhã de quarta-feira (9). A medida visa garantir a saída de civis ucranianos e será imposto a partir das 9h (horário local). Nesta terça (8), já há uma pausa nos confrontos para que as pessoas possam deixar o país com segurança.

“A Rússia anuncia um cessar-fogo a partir de 9 de março a partir das 9h para que se crie corredores humanitários”, diz o comunicado divulgado pelo governo russo.

As tréguas humanitárias vêm sendo motivo de polêmica na guerra entre Rússia e Ucrânia. No último sábado (5), os russos acusaram tropas nacionalistas ucranianas de impedir a evacuação da população civil de Mariupol e Volnovakha, no sudeste da Ucrânia, e garantiu que, das 215 mil pessoas das duas cidades cuja saída teria sido permitida, nenhuma chegou aos corredores humanitários abertos.

Segundo a Tass, agência de notícias oficial do país, o chefe do Centro Nacional para o Controle de Defesa da Rússia, Mikhail Mizintsev, declarou que Moscou respeitou “todas as condições da parte ucraniana, tanto em termos de horas como em termos de rota e segurança”.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643