martins em pauta

sábado, 9 de outubro de 2021

Carta aberta faz grave alerta aos pais sobre série da Netflix: "Round 6"

Sábado, 09 de Outubro de 2021

A Escola Aladdin, uma escola particular da Zona Oeste do Rio de Janeiro, enviou, aos pais e responsáveis de seus alunos, um alerta sobre a série Round 6, da Netflix.

No documento, a direção da escola demonstra preocupação quanto ao impacto que a série, composta de 9 episódios, vem produzindo nos alunos do ensino fundamental, que estariam ‘obcecados’ com o assunto.

A carta aponta o conteúdo inclui ‘violência explícita, tortura psicológica, suicídio, tráfico de órgãos, cenas de sexo, pederastia e palavras de baixo calão’, salientando que a classificação etária da produção é de 16 anos, mas alunos de 7 e 8 anos estariam comentando sobre série e reproduzindo as ‘brincadeiras’.

O alerta ganhou repercussão, e o apoio de pediatras e profissionais da área de saúde à iniciativa da escola em alertar os pais.

A coordenadora pedagógica da Escola Aladdin, Fabiana Barreto, afirmou estar surpresa com a dimensão do alcance da série:

“Estranhamos muito isso, porque a série traz um teor inapropriado para a idade dos alunos. Sentimos necessidade de emitir esse alerta aos responsáveis […] Muitos pais nos agradeceram, e o que está nos surpreendendo é que isso repercute além da comunidade escolar. Alcançou uma proporção maior e abriu um debate”, apontou ela.

Já a presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, Katia Telles Nogueira, alertou que os pais precisam conversar com os filhos.

“Proibir pura e simplesmente um adolescente de ver Round 6 é algo mais complexo. Os pais devem estar juntos dos filhos, gerenciando os horários a que eles têm acesso ao computador e ao streaming e propondo que a família assista à série junto […] As crianças gostam dessa onda de K-pop. Elas ouvem as músicas e, muitas vezes, são atraídas para esse tipo de ação coreana. O que mais aconselho é a conversa entre pais e filhos. E, se é para brincar, que seja fora da tela. Temos que tirar as crianças da tela. Este é nosso lema: menos tela, mais ação”, destacou.

LEIA A CARTA ENVIADA AOS PAIS PELA ESCOLA ALADDIN:

CARTA ABERTA AOS PAIS E RESPONSÁVEIS
Prezados,
A parceria entre escola, família e sociedade é fundamental para o sucesso da Educação. Sendo assim, nosso objetivo com esta carta é alertar aos responsáveis sobre algo que temos escutado durantes os dias com nossos alunos e tem nos chamado atenção.
No dia 17 de setembro de 2021, foi lançada na NETFLIX a série ROUND 6. A série coreana, com classificação etária de 16 anos, está batendo os “records” de audiência, inclusive nas redes sociais como: Facebook, Instagram e Tik Tok.
O conteúdo da série que contém: violência explícita, tortura psicológica, suicídio, tráfico de órgãos, cenas de sexo, pederastia, palavras de baixo calão entre outras coisas tem sido assunto entre nossos alunos durante o recreio e horários livres.
A série utiliza-se de brincadeiras simples de criança como: “Batatinha frita 1,2,3”, “Cabo de guerra”, “Bolas de gude” e outras, para assassinar a “sangue frio” as pessoas que não atingem o objetivo final. O que nos causa preocupação é a facilidade com que as crianças acessam esse material.
Lembramos, apenas para informação, que canais de Streaming como a NETFLIX e outros possuem a “Restrição de visualização por classificação etária”, uma ferramenta preciosa para que nossas crianças acessem somente o conteúdo apropriado à sua idade.
Sabemos que é responsabilidade da família decidir o que é melhor para suas crianças, mas, enquanto educadores, temos o dever de alertar e honrar o compromisso com a Educação. Certos de sua compreensão, nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.
Atenciosamente, [a] Direção.


Fonte: Jornal da Cidade Online 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643