martins em pauta

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Câmara aprova convocação de Paulo Guedes para explicar offshore

 Quarta, 06 de Outubro de 2021

Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde de hoje, a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para dar explicações sobre a offshore em paraíso fiscal no plenário da Casa. Foram 310 votos favoráveis contra 142 contrários ao requerimento de convocação. Ainda não há data definida para o comparecimento do ministro.

Duas comissões da Câmara já haviam aprovado a convocação de Guedes: do Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Fiscalização Financeira e Controle.

Parlamentares da oposição querem saber se haveria um suposto conflito de interesses na manutenção dessas contas ocupando o cargo responsável por gerir as políticas econômica e cambial do país.

A defesa de Paulo Guedes, antecipando-se a eventuais pedidos da PGR, apresentou petição, na manhã desta quarta-feira, juntando, no Ministério Público, documentação que demonstra que o ministro não ocupa o cargo de administrador da empresa Dreadnoughts desde que assumiu a função pública, estando, desde dezembro de 2018, completamente afastado da gestão da empresa.

Segundo os advogados, a documentação vai evidenciar que o ministro, “em hipótese alguma, teve seus investimentos beneficiados em razão do cargo que ocupa”.

“Paulo Guedes, tanto em sua vida privada, quanto no exercício da função pública, sempre se pautou pelos regramentos legais e éticos existentes, tendo sempre apresentando a documentação pertinente ao lídimo exercício do cargo, à Comissão de ética Pública e demais órgãos competentes”, diz trecho de comunicado, assinado pelos advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Vellos.

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643