martins em pauta

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Xerifões brilham, Brasil vence e está na semifinal da Copa

Sexta, 04 de Julho de 2014 - 18:54

por Felipe Santana


Fotos: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

“Estou a dois passos do paraíso...” É desta maneira, no ritmo do grupo Blitz, que a seleção brasileira está em mais uma semifinal de Copa do Mundo. Nesta sexta-feira (4), com gols dos xerifões David Luis e Thiago Silva, o Brasil derrotou a Colômbia por 2 a 1 na Arena Castelão, em Fortaleza, e terá pela frente a poderosa seleção da Alemanha em busca de uma vaga na decisão do mundial.

A semifinal contra a seleção alemã acontecerá na próxima terça-feira, dia 8 de julho, às 17h, no Estádio Mineirão. Será o segundo confronto da história entre as seleções em Copas. No primeiro duelo, em 2002, deu Brasil na conquista do penta.

O triunfo brasileiro aumentou o tabu sobre os colombianos. Com a vitória deste sábado, em Fortaleza, o time canarinho não sabe o que é perder na história para o adversário sul-americano jogando dentro de casa: são sete vitórias do Brasil e três empates. Quanto ao confronto entre os dois, o jejum colombiano chegou ao 24º sem triunfos.
Brasil entra modificado
Felipão escondeu o jogo no último treinamento e surpreendeu. Enquanto alguns esperavam a presença de Henrique no lugar Fred, o comandante ‘enganou’ e colocou como novidade da equipe a presença de Maicon na vaga de Daniel Alves. Pékerman, pelo lado colombiano, também alterou. O centroavante Jackson Martinez saiu da equipe para entrada do meia Guarín. 

Brasil sai na frente
Os primeiros cinco minutos de jogo mostraram uma seleção brasileira disposta a não deixar os colombianos gostarem do jogo. Marcação sob pressão e pouco espaço para defesa adversária sair jogando. Aos 5, Fred recuperou a bola e sofreu falta. Neymar bateu, mas a bola saiu pela linha de fundo. A postura deu resultado com 7 minutos. Como no jogo contra o Chile, o gol brasileiro saiu através da jogada aérea. Neymar cobrou escanteio e ninguém cortou até a bola chegar no segundo pau. Thiago Silva, sem marcação, bateu de joelho esquerdo e abriu o placar em Fortaleza. 



O gol de empate colombiano por muito pouco não saiu aos 10 minutos. A defesa não cortou e a bola sobrou para Cuadrado. O colombiano mesmo de perna esquerda, que não é a boa, bateu no canto e levou muito perigo. Para sorte brasileira a bola pegou em Thiago Silva e morreu na linha de fundo. 

Duelo entre Hulk x Ospina
O Brasil parece ter encontrado o ponto fraco colombiano. Aos 16, após escanteio, a defesa da Colômbia não cortou como deveria. Hulk pegou a sobra, entrou na área e cruzou. Antes de David Luis completar, Yepes chegou e afastou o perigo. Aos 18, Hulk de novo. O camisa 7 tabelou com Neymar e soltou uma bomba para primeira grande defesa de Ospina na partida. Na sequência do lance, Oscar chutou da entrada da área e o arqueiro colombiano defendeu mais uma vez.

A Colômbia, apesar da desvantagem, não deixou de apresentar um bom futebol. Aos 21, em contra-ataque rápido, James Rodríguez passou por dois brasileiros e tocou para Cuadrado. Eram quatro colombianos contra dois brasileiros, mas o atacante errou o passe e Thiago Silva evitou o que poderia ser o gol de empate. 

Aos 27, mais uma vez pela esquerda, Ospina parou Hulk. O atacante brasileiro recebeu o passe dentro da grande área, ajeitou para perna boa e soltou o pé esquerdo. O goleiro colombiano, como no lance anterior, espalmou e contou com a defesa para afastar o perigo.



Hulk não estava com o pé calibrado, pelo menos nos primeiros 45 minutos. Em nova tentativa, aos 37, o camisa 7 brasileiro teve a oportunidade de tocar para Marcelo e não fez. Bateu muito forte de esquerda, mas a bola subiu demais e não assustou o goleiro Ospina. Antes do intervalo, o Brasil assustou de novo na bola parada. Neymar cobrou falta, buscando o canto do goleiro, mas jogou a chance para fora.

Segundo tempo
A Colômbia voltou com uma modificação para etapa final. O atacante Ibarbo, posicionado mais como meia aberto pela esquerda, saiu de campo. Pékerman colocou Ramos e deixou a equipe com dois homens próximos da grande área brasileira. Aos 13, os visitantes chegaram com perigo pela primeira vez. Após boa troca de passes, Guarín teve espaço, mas pecou no arremate e mandou por cima da meta brasileira.

David Luis amplia para o Brasil
Em cobrança de falta, a defesa do Brasil não cortou o lance. Yepes aproveitou o vacilo e mandou para o fundo do gol. O auxiliar, porém, desde o início da jogada, marcou impedimento e anulou o que seria o empate colombiano. O lance serviu para acordar o time canarinho. Dois minutos depois. aos 23, James Rodríguez fez falta em Hulk. Apesar da distância, o zagueiro David Luis pediu para cobrar e caprichou. Soltou uma bomba e acertou o ângulo esquerdo de Ospina. Golaço e Brasil 2 a 0.



O terceiro se tornou questão de tempo. Aos 27, Neymar finalizou de perna esquerda, buscando o ângulo, mas a bola saiu caprichosamente. Apesar do maior volume de jogo, um vacilo custou caro ao sistema defensivo brasileiro. James Rodríguez teve espaço na frente da área e colocou Bacca na frente do gol. Ao driblar Julio César, o atacante foi derrubado e o árbitro marcou pênalti do goleiro brasileiro.

O camisa 10 com muita categoria, bateu no canto direito e descolocou o camisa 1 do Brasil: Gol da Colômbia. Neste momento faltavam dez minutos para o fim da partida. Ou seja, a partida em Fortaleza ganhava uma dose a mais de emoção. 

Neymar sai de campo chorando
A pressão colombiano continuou. Para piorar, em um lance maldoso, Neymar sofreu uma joelhada nas costas e não conseguiu permanecer em campo. O craque foi substituído pelo zagueiro Henrique para dar mais força defensiva ao time e segurar o resultado até o apito final.

O bloqueio foi bem feito. A seleção, apesar da pressão, manteve o placar e está na semifinal do mundial.


FICHA TÉCNICA:
Copa do Mundo - Quartas de final
Brasil x Colômbia
Local: Fortaleza, Estádio Castelão, às 17h
Data: 04/07/2014
Árbitro: Carlos Velasco (Espanha)
Auxiliares: Roberto Alonso (Espanha) e Juan Yuste (Espanha)
Cartões amarelos: Thiago Silva (Brasil) / James Rodríguez (Colômbia)
Gols: Thiago Silva, David Luis (Brasil) / James Rodríguez (Colômbia)
Público: 60.342

Brasil: Julio César; Maicon, David Luis, Thiago Silva e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Oscar, Hulk (Ramires) e Neymar (Henrique); Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Colômbia: Ospina; Zúñiga, Zapata, Yepes e Armero; Carlos Sánchez, Guarín, Cuadrado (Quintero) e James Rodríguez; Ibarbo (Ramos) e Teo Gutiérrez (Bacca) . Técnico: José Pékerman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643