martins em pauta

sábado, 5 de julho de 2014

Partidos maiores só hoje vão registrar suas candidaturas

05 de Julho de 2014

Apenas dois pedidos de registros de candidatura às eleições 2014 foram protocolados junto ao Tribunal Regional Eleitoral, até ontem. O PSTU e o PSL - esse último deverá apresentar ainda a nominata para as proporcionais (confira nominata no box). O grosso dos requerimentos é aguardado para este sábado, quando encerra o prazo para que partidos e coligações peçam o registro de candidatura. O TRE funcionará em regime de plantão até às 19h para acolher os documentos.

Além do PSOL - que homologou na convenção estadual chapa sem alianças com outros partidos – as duas coligações que agregam o maior número de partidos também devem apresentar o pedido de registro neste sábado. 

O PMDB, que traz como candidato ao governo, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves e conta com o apoio de 18 partidos: PMDB, PSB, PR, PROS, PSDB, DEM, SDD, PDT, PRB, PPS, PHS, PTB, PV, PSC, PSDC, PMN, PRP e PTN. Henrique tem como candidato a vice-governador, o deputado João Maia (PR) e para o Senado, a ex-governadora Wilma de Farias (PSB).

O PSD de Robinson Faria também deixou para última hora o pedido de registro de sua candidatura, tendo como candidato a vice o deputado Fábio Dantas (PC do B) e, para o Senado, a deputada Fátima Bezerra do PT. A aliança é formada pelo PSD, PT, PC do B, PT do B, PP, PEN, PRTB e PTC.

O PSOL irá requerer o registro do professor Robério Paulino, como candidato a governador, para vice, Ronaldo Garcia e, para o Senado, Lailson Almeida. Nas proporcionais serão 25 candidatos a deputado estadual e 12 para Câmara Federal.

Se a documentação estiver regular e não houver impedimentos à candidatura, o registro será concedido por decisão monocrática – de apenas um juiz eleitoral. Os casos dos candidatos enquadrados em alguma das condições de inelegibilidade, como contrariar a Lei da Ficha Limpa, por exemplo, serão analisados no plenário do TRE.

O Tribunal de Contas do Estado encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral e à Procuradoria Regional Eleitoral a relação com os nomes daqueles que exerceram cargos ou funções públicas e que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível, nos últimos 8 anos. 

De posse dos dados, a Justiça Eleitoral poderá agilizar a análise da documentação sobre a regularidade eleitoral de todos os candidatos para dar parecer se considera ou não inelegível para as próximas eleições.

O Tribunal tem até o próximo dia 12 de julho para divulgar a lista completa com as candidaturas homologadas. Depois disso, será aberto o prazo de 5 dias para que sejam apresentadas as eventuais impugnações às candidaturas, que serão posteriormente analisadas.

PEDIDOS DE REGISTRO EFETIVADOS
Até esta sexta-feira, dia 4, só dois partidos se apresentaram

PSTU
Simone Dutra - governador
Maria do Socorro Alves - vice-governador
Ana Célia Siqueira - senador
Alexandre Fernandes - 1º suplente de senador
Sandra Macedo Barbalho - 2º suplente de senador

Deputado federal
Belchior Medeiros
Paulo Martins de Melo
Juary Luís Chagas

Deputado estadual
Dário Barbosa
João Morais Pereira
João Batista Holanda
Gessica Regis
Luciana Lima da Silva
Jessica Santos
Ana Carolina da Silva Dias

PSL
Araken Farias - governador
Paulo Roberto de Oliveira - vice-governador
Roberto Ronconi - senador
Ricardo Bezerra - 1º suplente de senador
Aldenor Alves dos Santos - 2º suplente de senador

Fonte: TRE/RN /Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643