martins em pauta

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Polícia desmonta esquema de carteira de habilitação


Cinco pessoas foram presas ontem na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran). Todos os detidos são paraibanos acusados de esquema criminoso de comercialização irregular de Carteira Nacional de Habilitação (CNHs). A prisão foi feita pela Polícia Civil da Paraíba, que coordenou a operação. Os detidos foram identificados como Carlos Antônio da Silva, 50, Dequivan Freire da Costa, 44, José Bento Barbosa, 40, Marcondes Sabino, 36, e Romário Mendes, 20. O flagrante foi lavrado na Delegacia de Defraudações, pelo delegado Júlio César Costa, e os detidos autuados por falsidade ideológica.

De acordo com as investigações, Dequivan Freire da Costa era o agenciador da ação. No caso, ele conduzia os outros quatro homens para término do processo de retirada da Carteira no RN. Eles deram entrada em processos administrativos no Detran/RN solicitando a transferência de Estado, apresentando comprovante de residência irregular. Nos quatro requerimentos foram inseridos um único comprovante falso de residência, uma vez que nenhum dos quatro conduzidos tem domicílio no RN.

Segundo Leonardo Souto Maior Soares, delegado e corregedor do Detran da Paraíba, havia um esquema de corrupção entre os servidores do Detran dos dois Estados para facilitar a realização do “provão” e os cursos obrigatórios nas auto-escolas, neste último caso, com a utilização de próteses de silicone para comprovar o comparecimento.

“Eles realizavam uma etapa na Paraíba e outra no RN, onde tudo era facilitado”, expõe o delegado. O flagrante denota a existência de um esquema criminoso de obtenção de Carteiras. No entanto, nenhum funcionário do Detran foi preso.

A primeira parte, psicoteste e exame de vista era feito na Paraíba e a prova escrita e exame de condução no RN, recebendo a carteira se aprovados ou não nestes testes.

Após vigilância e aguardo da ação de entrada nos processos de concessão das carteira, foi  realizada a abordagem  e prisão. Foram apreendidos R$ 6.662 em dinheiro,  provenientes das propinas pagas pelos quatro conduzidos, documentos, aparelhos celulares e mais de 100 números de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e de Cadastro de Pessoa Física (CPF), possivelmente relacionado a outras fraudes envolvendo a habilitação de motoristas.

Júlio Costa, delegado de Defraudações, disse que a investigação terá continuidade no RN objetivando a identificação dos profissionais do Detran que facilitavam o processo. Os números dos processos e CPFs em posse da Polícia Civil será o ponto de partida da investigação.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643