martins em pauta

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Em quase dois anos, PIX se consolida como meio de pagamento mais usado no país

 Segunda, 14 de Novembro de 2022

Foto: Reprodução

Ao longo de quase dois anos de funcionamento, o PIX se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. De 16 de novembro de 2020, data em que começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro, foram 26 bilhões de transações feitas no sistema financeiro nacional, com valores atingindo R$ 12,9 trilhões.

Levantamento feito pela Febraban com base em números do Banco Central mostram que, em seu primeiro mês de funcionamento, o PIX ultrapassou as transações feitas com DOC (Documento de Crédito). Em janeiro de 2021, superou as transações com TED (Transferência Eletrônica Disponível). Em março do mesmo ano passou na frente em número de transações feitas com boletos. Um mês depois, ultrapassou a soma de todos eles.

Já em relação aos cartões, o PIX ultrapassou as operações de débito em janeiro deste ano, e no mês de fevereiro foi a vez de passar na frente das transações com cartões de crédito, quando se tornou o meio de pagamento mais utilizado no Brasil.

“As transações feitas com o PIX continuam em ascensão, revelando a grande aceitação popular do novo meio de pagamento, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do cotidiano. Nos últimos 12 meses, registramos um aumento de 94% das operações com a ferramenta”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Sidney destaca ainda que o PIX é fundamental para impulsionar a bancarização e a inclusão financeira no país, além de reduzir a necessidade do uso de dinheiro em espécie em transações comerciais e os altos custos de transporte e logística de cédulas, que totalizam cerca de R$ 10 bilhões ao ano.

G1

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Graças ao Presidente Bolsonaro temos o PIX sem qualquer taxa. Em janeiro a coisa pode mudar…..prá pior.

  2. Por isso que banqueiros, a Globo, patrocinava por banqueiros e o STF fizeram de tudo para Bolsonaro não se reeleger.
    Cada pagamento em cartão de crédito o banco fica com 3%.
    O pix foi lançado em 2020, por Bolsonaro.

  3. Eu mesmo me tornei um empresário do PIX. Obrigado mito, pois agora com minha empresa, faço vários Pix por dia. Quando compro pão faço um pix, no bar faço pix, faço pix em todo lugar. O problema é que p fazer pix eu tenho que ter dinheiro na conta, mas acho que vai dar certo e eu acho vou progredir fazendo pix p lá e p cá.

  4. Dizem que vai ser cobrado uma taxa por cada transação.
    Não foi atoa o apoio dos banqueiros ao Sr Luiz Inácio.

    1. “tachar”.
      Amigo, seu problema é outro. Não tem Patê nem Bobonaro que dê jeito.

    1. Pix foi feito pelo Bacen e o presidente era Temer… o embrião era a presidente era Dilma. Esse pessoal que gosta de gozar com os feitos dos outros, sei não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643