martins em pauta

domingo, 2 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde diz que avaliará medidas após surto de Covid-19 em cruzeiros no Brasil

 Domingo, 02 de Janeiro de 2022

MSC Splendida com Réveillon presvisto no RJ retorna às pressas para o Porto de Santos após surto de Covid-19 — Foto: Janaina Hohne

O Ministério da Saúde informou, no sábado (1), que tomou conhecimento da recomendação da Anvisa sobre a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro devido aos casos de Covid-19 registrados nos navios MSC Splendida e Costa Diadema. Ambas embarcações tiveram suas atividades suspensas. O Ministério disse que avaliará as medidas cabíveis em conjunto com os ministérios relacionados ao tema.


Na sexta-feira (31), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro.

Segundo o órgão, a recomendação ocorre diante do aumento repentino de casos de infecção por Covid-19 detectados nas embarcações que operam cruzeiros marítimos ao longo da costa brasileira e os dados epidemiológicos nacionais e mundiais, especialmente sobre o aparecimento e transmissão em território nacional da variante Ômicron.

Navios

De acordo com a Anvisa, foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros com teste positivo para Covid-19. Foram identificados, ainda, 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivados de Covid-19. Todas as 132 pessoas foram desembarcadas e transportadas em veículos específicos em Santos.

O navio teve as atividades interrompidas pela Anvisa e permanece atracado no Porto de Santos, neste sábado (1), para o desembarque dos demais passageiros.

Além do MSC Splendida, o Costa Diadema teve suas atividades interrompidas. Segundo a Anvisa, foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros. A investigação epidemiológica conduzida pela agência e por técnicos das Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e de Salvador concluiu que ocorreu uma transmissão comunitária de COVID-19, nível 4, dentro da embarcação.

A embarcação, que estava ancorada no porto de Salvador desde quinta-feira (30), foi liberada de volta à Santos nesta sexta-feira (31).

g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643