martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

segunda-feira, 7 de junho de 2021

“Sistema penitenciário não pode ser tratado como um depósito de pessoas”, diz Fátima, no lançamento do Plano de Educação para o Sistema Prisional

Segunda, 07 de Junho de 2021


O Governo do Estado lançou o Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional, com o objetivo de fomentar a atividade educacional com orientação pedagógica, elevar o nível de escolaridade, o desenvolvimento humano e a reintegração social dos apenados. O sistema penitenciário está seguro, sob controle, disciplinado e avançando em ações de trabalho e de educação como forma de diminuir a reincidência criminal. Atualmente, cerca de 500 internos têm acesso à educação no Rio Grande do Norte.

Para a governadora Fátima Bezerra, o Plano traduz o compromisso do Estado com a cidadania e dignidade, inserindo a educação como forma de ressocialização. “O Sistema Penitenciário não pode ser tratado como um depósito de pessoas como era antigamente. A ressocialização influi diretamente na sociedade e no problema da criminalidade e da segurança pública”, disse. A governadora citou a importância da presença dos reitores da UFRN, José Daniel; IFRN, José Arnóbio; UFERSA, Ludmila Carvalho; e a representante da UERN, professora Irene Vandembergue. “Muito nos honra a parceria do Governo do Estado com essas instituições”, disse. “Estamos aqui tratando do futuro do nosso Estado, mostrando o compromisso com essa iniciativa”, afirmou o reitor José Daniel.

O secretário da Administração Penitenciária (Seap), Pedro Florêncio Filho, apresentou o Plano e os números da educação no sistema prisional do Rio Grande do Norte. “Há dois anos, éramos o último colocado no Brasil, sem ações de educação. Avançamos, mudamos paradigmas, e ainda temos muito a crescer. Entendo que a educação transforma e pode colaborar para a segurança pública”, disse.

Atualmente, a Seap contabiliza 82 internos em alfabetização, 317 no ensino fundamental, 43 em ensino médio, 19 em ensino técnico e 29 no nível superior. Na atual gestão, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta; a Cadeia Pública de Caraúbas; a Cadeia Pública de Nova Cruz; a Cadeia Pública de Apodi;  a Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró; o Complexo Penal João Chaves Femino; o Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros e a Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, receberam seis mil livros, mais de 700 conjuntos de mobiliário escolar (mesas e carteiras), salas de aula e espaços multifuncionais com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O plano tem  vigência de 2021 a 2024. Apresenta as metas e objetivos a serem alcançadas na educação das pessoas privadas de liberdade, definindo as competências para cada secretaria e parceiros. Prevê ações para todos os níveis de educação, além dos exames nacionais e a qualificação profissional.

Para acessar o Plano Estadual de Educação 2021/2024, clique aqui.


Fonte: Blog do BG

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Concordo com Fatao GD, só que infelizmente está havendo uma inversão de valores, o estado está literalmente abandonado, sem investimento em nenhuma área, falido, respirando por aparelhos, aí ela anuncia um fato desses, no mínimo questionaveis o momento e a prioridade.

  2. Enquanto isso, há mais de um ano os alunos das escolas públicas estão sem aulas. O nome disso é prioridade.

  3. Ora, se o partido dela é uma facção não admira os “mimos” com os hóspedes dos presídios. Não é à toa que o eleitor do PT é denominado PeTralhada. Elementar.

  4. Parabéns pela iniciativa Governadora Fátima! Educação e Cultura, é o único caminho para a transformação social que o Brasil tanto anseia, principalmente, o Nordeste! Invista em cursos técnicos, e também foque nas escolas estaduais, em frente educação potiguar. Ressocialização é o bem que devemos sonhar para os apenados!

    1. deixa as crianças sem aula por quase dois anos. deixa o Estado sem segurança. Fatima agora quer que os presos estudem. FORA PT

    1. Qualquer um, menos essa Desgovernadora Fátima.
      O pior dos piores, ainda é melhor que ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055