martins em pauta

sábado, 20 de março de 2021

Ministério da Saúde muda diretriz e orienta que estados não reservem doses da CoronaVac

Sábado, 20 de Março de 2021

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

O Ministério da Saúde mudou a orientação dada a secretarias de saúde em relação à utilização de doses da vacina CoronaVac. A indicação do sétimo informe técnico da pasta é que todas as doses distribuídas do imunizante sejam aplicadas, sem necessidade de reserva da segunda dose para completar o esquema vacinal.

A pasta comunicou ainda que essa orientação será atualizada semanalmente. Neste sábado, serão distribuídas 4,9 milhões de doses, das quais 3,9 milhões são CoronaVac e 1 milhão da vacina de Oxford.

A medida atende a um pedido feito pela  Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na sexta-feira, que solicitou ao governo federal a mudança nas regras de armazenamento de segunda dose do programa de vacinação contra a Covid-19.  A medida tem intenção de ampliar a cobertura vacinal da população com a primeira dose.

A orientação vale somente para as remessas entregues na última terça e neste sábado (etapas 8 e 9), as vacinas já enviadas anteriormente (etapas 5,6 e 7) devem seguir o previsto de utilizar as doses reservadas para efetuar a segunda aplicação para completar o esquema. Com a mudança, a pasta determina a imunização de 100% dos povos ribeirinhos e 63% dos quilombolas.

“O MS disponibilizará, em tempo oportuno, essas doses”, afirma o documento técnico da pasta em referência às doses para segunda aplicação.

A avaliação interna é que como a produção de vacinas do Instituto Butantan ganhou ritmo, há segurança para orientar a aplicação de imunizantes sem a necessidade de reserva da segunda dose.

“Ainda, considerada a ascensão dos casos e a importância de promover aceleração da vacinação e a redução dos casos graves de covid-19, a pactuação triparte passa a ocorrer com periodicidade semanal (terça-feira), para a reavaliação continuada da estratégia de distribuição das vacinas do Laboratório Butantan, em esquema de entrega consecuva das D1 (dose 1) e posterior remessa das D2 (dose 2), complementando o esquema vacinal”, diz o informe do Ministério, acrescentando:

“Esclarece-se que todas as reuniões semanais para pactuação ocorrerão com a parcipação do Laboratório Butantan, objevando a confirmação das entregas e a garana da disponibilidade da D2 para complementação do esquema em período definido em bula (4 semanas entre doses).”

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Fernanda santos

    Agora vai se Deus quiser jaja vou ser vacinada 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

  2. Roque Santeiro

    Todo tico é pouco, depois para ser reconhecido ainda leva o sobrenome do pretenso pai, triste. Os acostumados a mamar são assim.

  3. João Soares

    ATENÇÃO ATENÇÃO. OS postos de saúde eram pra estar chamando toda a população de 60 anos ou mais, a partir de amanhã e aplicar todas as vacinas o mais rápido possível . Vamos mudar esse quadro de mortes rapidinho, e daqui para o final do semestre a vida das pessoas já estariam praticamente normalizadas. SÃO
    MEDIDAS URGENTE A SEREM ADOTADAS.

  4. João Soares

    Vai fazer exatamente o que tenho repetido inúmeras vezes, aplicar todas TODAS AS VACINAS DISPONÍVEIS URGENTEMENTE, E BAIXAR A IDADE PARA 60 ANOS. Com a produção de 1 milhão por dia, e aplicando todas de uma vez, a imunização de rebanho será alcançado logo logo, e o número de mortes vai cair imediatamente.

  5. Tico de Adauto

    Perdido todo. Também, trocou seis por meia dúzia, não poderia ser diferente.

    • Antenado

      Falou o entendido

    • Victorino

      Sua crítica é abstinência do dinheiro público, saudade do seus corruptos de estimação. Vergonha, patriotismo palavra que vc não consegue entender.

    • Tico de Adauto

      Pra bovino cloroquina, ivermectina (pra piolho) e spray de Israel (pra hemorroida) serve. São bovinos mesmo.
      Mas o povo exige a vacina, pois é com seus impostos q será adquirira.
      Vacina Sim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643