martins em pauta

quinta-feira, 18 de março de 2021

Justiça Militar manda prender três militares e esposa de sargento condenado por transportar cocaína em avião da FAB

Quinta, 18 de Março de 2021

Foto: G1

Policiais federais prenderam preventivamente, nesta quinta-feira (18), três militares e uma mulher investigados por tráfico internacional de drogas. Eles são suspeitos de participar do esquema que transportou 39 kg de cocaína em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), do Brasil para a Espanha, em 2019.

Até então, apenas o sargento Manoel Silva Rodrigues havia sido preso pelo crime. Ele foi condenado a seis anos de prisão, mas não pela Justiça brasileira. Entre os alvos desta quinta, está a esposa do militar, Wikelaine Nonato Rodrigues.

Os outros alvos são:

– Tenente-coronel Alexandre Augusto Piovesan

– Sargento Márcio Gonçalves de Almeida;

– Sargento Jorge Luis da Cruz Silva

Um ex-soldado da Aeronáutica, cunhado de Rodrigues, também teve a prisão decretada, mas não foi encontrado. Os investigadores ainda apreenderam computadores, celulares e documentos dos militares presos e da atual e da esposa de Rodrigues.

O G1 tenta contato com a defesa dos investigados. A reportagem entrou em contato com a FAB, porém, não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

A última investida contra o esquema ocorreu em 2 de fevereiro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Quinta Coluna. Os agentes cumpriram 15 mandados de busca e apreensão e duas medidas cautelares que impedem investigados de deixar a capital.

A esposa de Rodrigues também foi alvo nessa fase da operação. Segundo a investigação, ela desapareceu com R$ 40 mil e um celular que o sargento usava para se comunicar com o grupo criminoso. A polícia já havia pedido a prisão da mulher, porém, foi negado pela Justiça.

O outro sargento investigado, Jorge Luis, é suspeito de contratar “mulas” para o esquema. Ele era funcionário do gabinete da vice-governadoria do Distrito Federal.

Por meio da quebra de sigilos telefônicos, os investigadores identificaram que os sargentos se encontraram e trocaram mensagens às vésperas de duas viagens de Rodrigues. Foi descoberto também que Jorge trocou de celular logo após a prisão do colega.

Droga apreendida

Rodrigues foi preso em junho de 2019, em Sevilha, na Espanha. Ele transportava 39 quilos de cocaína pura em um voo da comitiva presidencial. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), não estava na aeronave.

No início do ano passado, o sargento foi condenado a seis anos de prisão, confessou o crime à polícia espanhola e teria dito que “aproveitou a condição de militar”. O sargento contou ainda que deixaria a droga em um centro comercial de Sevilha.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643