martins em pauta

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projeto de Sandra Rosado prevê cassação de prefeito que não garantir recursos de conselho tutelar


Sandra Rosado
Sandra Rosado defende punição para prefeito caso o conselho não funcione.

Em análise na Câmara, o Projeto de Lei 1821/11, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), prevê a cassação de prefeitos que não incluírem na lei orçamentária ou não empregarem os recursos necessários ao funcionamento do conselho tutelar do município. A proposta torna a não garantia de recursos infração político-administrativa, sujeita à perda do mandato do prefeito após julgamento da Câmara de Vereadores.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) obriga que cada cidade brasileira tenha, no mínimo, um conselho tutelar, a ser criado por lei municipal e mantido pelo orçamento municipal, mas não prevê sanção caso ele não funcione.

“É imperioso que o prefeito seja diligente na implementação e adequado funcionamento do conselho tutelar, órgão fundamental para a proteção integral de nossas crianças e adolescentes. Por isso, a lei deve prever, expressamente, sua punição, caso isso não ocorra a contento”, argumenta Sandra Rosado.

A norma altera a legislação que define as responsabilidades dos prefeitos e dos vereadores (Decreto-Lei 201/67).

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, depois, votada no Plenário.

Um comentário:

  1. Belo projeto de Sandra Rosado, mas deveria cassar também prefeitos que descumprissem a lei municipal e não pagassem os direitos dos conselheiros tutelares, como décimo terceiro, férias, salário familia, acreditem voces leitores que no Brasil inteiro de tantos municipios, só tem um ou dois municipios que não pagam estes direitos aos conselheiros e ainda descontam dinheiro de um misero salario minimo que recebem. vamos tentar descobrir uma dessas cidades.

    ResponderExcluir

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643