martins em pauta

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Greve dos agentes cria caos no sistema penitenciário do RN

O início da paralisação dos agentes penitenciários, mesmo sendo considerada uma greve branda, criou um caos no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Desde o fim da manhã, os principais presídios da grande Natal passam por motins e rebeliões. Na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, os detentos fazem colegas de reféns e alguns deles estão feridos.

Leia Mais: Presos fazem princípio de rebelião, queimam colchões e quebram grades no PEP

Neste momento, o Grupo de Operações Especiais, composto por agentes, está na unidade para controlar a rebelião que se instalou no Pavilhão de Adaptação. Os detentos protestam contra a proibição da entrada de alimentos e roupas levadas por familiares durante a visita da quarta-feira.
A medida faz parte do início da greve dos agentes penitenciários. O sindicato da categoria estabeleceu que a partir de hoje não será mais feito revista no material levado pelos familiares e, consequentemente, não será permitida a entrada de frutas, refrigerantes e outros alimentos que eram comuns em dias de visitas.

O mesmo problema de Alcaçuz foi registrado no fim da manhã, no Presídio Estadual de Parnamirim, no Pitimbu. Os detentos do Pavilhão 1 chegaram a queimar colchões e quebraram grades da unidade, pedindo a liberação da entrada de material fornecido pelos visitantes.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp-RN) afirma que fornecer alimento e roupas para presos não é obrigação dos familiares e sim do Governo do RN. Com isso, a categoria afirma que está apenas cumprindo a lei. Na sexta-feira, o Sindasp-RN deve tornar a greve ainda mais dura e diminuir o efetivo. Eles exigem melhorias nas condições de trabalho e um reajuste salarial de 45%.

As rebeliões desta quarta-feira podem ser consideradas um início de uma série de protesto por parte dos presos. O clima também é tenso dentro das unidades do interior do Rio Grande do Norte, onde também está em vigor a proibição da entrada de material fornecido por familiares.

Fonte: Portal BO editado por Martins em Pauta
Via Sargento andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643