martins em pauta

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Jumentos do RN serão exportados para a China


Está sendo firmado um protocolo de intenções entre os Governos do Rio Grande do Norte e da China para exportação de 500 mil asininos (jumentos) para suprir a necessidade da indústria de cosméticos chinesa.

O produto é de tanto interesse que asiaticos estão no RN durante esta semana, com objetivo de conhecer o potencial do rebanho potiguar, procurando também conhecer a capacidade dos abatedouros. Entre os abatedouros foram visitados os de Ceará-Mirim, o Potengi, em Parnamirim e o de Natal.

Em companhia do secretário Betinho Rosado, o grupo visitará ainda o abatedouro e mercado de Mossoró e pretende conhecer a técnica de abate de bovinos, visualizando a possibilidade de uso para o abate dos asininos.

Além dos investimentos a serem feitos no Estado, o grupo se compromete em incentivar a produção local de asininos destinados à respectiva exportação para a China, garantindo o surgimento de um novo e promissor mercado para a pecuária do RN, cuja criação estima-se em torno 60 mil cabeças, criados de forma indisciplinada sem mercado consumidor definido.

De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Simplício Holanda a exportação muito interessante, porque há muito tempo se deixou de utilizar o jumento como animal de carga.

- Hoje, até para ir ao roçado, se vai de moto. Enquanto isso, esse animais estão nas BRs, oferecendo perigo aos motoristas, acrescenta Simplício.

Fonte Robson Pires editado por Martins em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643