martins em pauta

sábado, 24 de setembro de 2022

Quase 75% dos americanos não querem que Biden tente se reeleger, diz pesquisa

 Sábado, 24 de Setembro de 2022

Foto: Drew Angerer/Getty Images

O presidente Joe Biden insiste que ainda não se decidiu se concorrerá a um segundo mandato. Mas o público com certeza tem.

Quase três em cada quatro americanos (72%) disseram que não querem que Biden concorra novamente em 2024, de acordo com uma nova pesquisa nacional da Marquette Law School divulgada na quinta-feira, um número impressionante – especialmente quando você considera que o índice de aprovação de Biden na mesma pesquisa foi relativamente sólido (para ele) em 45%.

Não é então que grandes faixas do público americano pensem que Biden está fazendo um trabalho terrível e quer que ele saia. É que as pessoas — do outro lado do espectro político — não querem que ele concorra novamente em dois anos.

Enquanto os republicanos estão surpreendentemente interessados em Biden se curvar (88% não querem que ele concorra novamente), também são independentes (79% não querem que ele concorra novamente).

E mesmo entre a base democrata de Biden, seus números sobre a questão estão medianos, com 52% dizendo que ele deveria concorrer novamente e os outros 48% dizendo que não deveria.

Pesquisas realizadas durante o verão pela CNN e pelo New York Times/Siena College descobriram que grandes maiorias dos democratas queriam que o partido nomeasse alguém além de Biden para presidente em 2024.

Não está imediatamente claro porque tantas pessoas na pesquisa de Marquette se inclinam contra uma candidatura de reeleição de Biden, já que o pesquisador não pediu aos entrevistados que oferecessem uma razão para seu ceticismo.

Mas pesquisas passadas sugerem que a idade avançada de Biden — ele tem 79 anos e completará 82 anos logo após a eleição de 2024 — desempenha um grande fator nas dúvidas que os americanos têm sobre ele cumprir um segundo mandato.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643