martins em pauta

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Damares Alves assume a ponta na corrida ao Senado em Brasília, segundo pesquisa Brasmarket

Quinta, 22 de Setembro de 2022

Na espontânea, na qual os eleitores não são informados sobre quem são os candidatos, Damares Alves aparece com 13,6%, Flávia Arruda com 10,7%, Rosilene Corrêa com 2,4%, Expedito Mendonça com 1,1% e Tenente Coronel Souza Júnior com 1,1%. Os demais candidatos tiveram menos de 1%.

Nesta quarta (21), o SBT Brasília veiculou a pesquisa que seria divulgada no dia 11 de setembro, data em que a candidata ao Senado Flávia Arruda (PL) entrou com um pedido de tutela de urgência contra a pesquisa eleitoral.

Ela considerou que o número de oitocentos entrevistados seria incompatível com a margem de confiança de 95% e margem de erro de apenas 3,7%, dentro de um espectro de aproximadamente 2,2 milhões de habitantes no Distrito Federal. Também pediu a antecipação de tutela para que a pesquisa não fosse divulgada no dia 11/09/2022, sob pena de multa não inferior a R$ 53.205,00 e, no mérito, para suspender definitivamente a divulgação da pesquisa eleitoral.

Em sede de antecipação de tutela a liminar foi indeferida nos seguintes moldes:

“De início, observa-se que a lei não cria um limite mínimo de entrevistados e, por isso, o simples fato de terem sido entrevistadas apenas 800 (oitocentas) pessoas não é um impeditivo legal para a divulgação da pesquisa. De outra margem, mas no mesmo sentido, observa-se que o paralelismo empregado pelo Representante com outras pesquisas não tem valor legal, encontrando-se apenas no campo empírico com falhas evidentes. É que, mesmo tendo todas as pesquisas de parâmetro apresentado confiança de 95% e todas com mais de 1.100 (mil e cem) entrevistados, nenhuma delas tem margem de erro superior a 3%.

Assim, se a presente pesquisa entrevistou apenas 800 (oitocentas) pessoas, mas apresenta uma margem de erro superior (3,7%), não dá para se afirmar, de plano, que ela destoa completamente e proporcionalmente das outras apontadas como parâmetro. Ou seja, o que se observa é que, quanto menor a quantidade de entrevistados, maior a margem de erros. Ademais, cada pesquisa utiliza metodologia própria, que pode trazer assimetrias de resultados, não sendo tarde lembrar que 95% de confiança não é igual a 100% e que a própria história traz inúmeros retratos de pesquisas que não acertaram o resultado.

Portanto, tratando-se a pesquisa de uma mera expectativa de resultado naquela oportunidade, e não sendo apontado de plano uma violação a norma de forma contundente, não enxergo nesse momento elementos para deferimento da liminar.

Destarte, ausentes os requisitos indispensáveis para a concessão liminar, INDEFIRO a tutela de urgência.”

Nessa terça-feira (20), o juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral, Demetrius Gomes Cavalcanti, julgou totalmente improcedente a representação de Flávia Arruda e pediu o arquivamento do processo.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643