martins em pauta

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Carta pela democracia e em defesa do sistema eleitoral é lida em SP

Quinta, 11 de Agosto de 2022

Foto: Reprodução

A carta pela democracia e em defesa do sistema eleitoral brasileiro gestada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), é lida nesta quinta-feira (11), no Largo São Francisco, na capital paulista. O documento conta com quase 1 milhão de assinaturas, entre elas a de empresários, banqueiros, acadêmicos e artistas.

O documento não faz menção ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), mas afirma que o Brasil está “passando por momento de imenso perigo” para a normalidade democrática, com riscos às instituições e insinuações de desacato ao resultado das eleições.

A carta chega em meio às críticas feitas por Bolsonaro ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas. Recentemente, o presidente convocou embaixadores estrangeiros para levantar suspeitas contra o modelo adotado, sem apresentar provas, o que provocou reações em diversos segmentos da sociedade.

A leitura do documento se deu no Pátio das Arcadas, no Largo São Francisco — próximo de lugares históricos, como a Praça da Sé, palco das Diretas Já, em 1984.

O movimento se deu em duas partes: na primeira, às 10h, foi lido o documento “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, organizado por mais de cem entidades. A segunda, por sua vez, ocorreu a partir das 11h, com a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros — Estado Democrático de Direito Sempre”.

O documento desta quinta-feira reedita o manifesto “Carta aos Brasileiros”, lido em 8 de agosto de 1977 pelo professor Goffredo da Silva Telles Júnior, também no Largo São Francisco. Na época, a carta se tornou um marco na luta pelo restabelecimento do Estado democrático de Direito e uma das maiores manifestações da sociedade civil contra o regime autoritário.

R7

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Resumindo a tal carta pela democracia: os bancos querem o fim do pix, os sindicatos a volta do imposto sindical, os artistas a volta da lei Rouanet e os idiotas a volta do corrupto.

    1. Os discípulos do FUTURO PRESIDIÁRIO piram. Adoram as fake news.

  2. UMA

    A CARTA SE RESUME: BANQUEIROS NÃO QUEREM O PIX, OS SINDICATOS QUEREM O RETORNO DAS CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS E OS ARTISTAS QUEREM O RETORNO DA LEI ROUANET.

  3. Carta de elitistas e riquinhos.. desejosos de se manterem no poder. Enganando o povo, manipulando as massas. Esquerda fajuta.. feita so pra manter regalias de setores corporativistas. Compostas de pelegos que vivem as custas das massas famintas. Demagogos.

  4. Cadê Alexandre de Morais ??? Partidos corruptos de esquerda unidos a partidos comunistas fazendo cartinha em favor da Democracia ??? Que Fake News é essa ?? Essa mentira toda deslavada não pode influenciar no resultado das eleições ?? O crime no Brasil é de fato muito organizado !!!

  5. Isso é um bilhete fajuto, é querer que chova no molhado. Faz 4 anos que o nosso presidente clama por democracia, o pior cego é aquele que não quer ver, é uma cartinha que os comunistas querem fazer a média. Vai vendo Brasil este engodo.

  6. Grande ato cívico, não podemos perde isso de tão precioso que conquistamos, me emocionei muito hoje, porque lembro da nossa luta no fim dos anos 80

    1. Por essas e outras … Bolsonaro 2022 !!! Ditadura comunista jamais .. Verdadeira democracia, sim !!!

  7. A ditadura proletária foi nos tempos do corrupto nine, agora temos um democrata legítimo ,deve sim fazer auditorias aleatórias por zonas isso chama-se transparência. Porque o STE não quer fazer auditagem inclusive nas eleições 2014 e 2018. Sem isso não prova que as urnas são seguras. Sistemas eletrônicos podem ser invadidos ou sofrer fraude nos software das urnas. Não existe sistema seguro até o pentágono e nada foram invadidos.

    1. Corretíssimo, lembrando que grande parte dos lutadores de 80 sem perderam no caminho da corrupção e do dinheiro fácil. Maioria do pessoal da esquerda se venderam e se tornaram todos corruptos, exemplo maior é de LULADRAO e toda sua quadrilha, lutei por esse pessoal, lutei, pedi voto, fui demitido, porém na verdade o que esses safados queriam era só poder, depois se transformaram em coisa pior do que o que eles criticavam. Quem prestava, saiu fora, desencantou com esses traidores da causa, hoje só ficou os ladrões, corruptos, mentirosos, bandidos da pior espécie. Esquerda traidora, nunca mais.

    1. Vamos varrer do mapa teu presidente Bostanaro no dia 02 de Outubro, estarei lá de verde e amarelo em prol da democracia

    2. Varrer do mapa com meia dúzia de gato pingado Carlos Santos ? kkkkkk vc ja viu quantas pessoas foram ao protesto aqui em natal ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      #Voto Transparente ja !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643