martins em pauta

quinta-feira, 11 de março de 2021

Mais de 30 mil doses da coronavac chegam ao RN e serão distribuídas a partir desta sexta-feira

Quinta, 11 de Março de 2021

Foto: Sandro Menezes – ASSECOM-RN

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), distribuirá, a partir desta sexta-feira (12), aos municípios 21.270 doses da vacina Coronavac para o atendimento parcial do grupo de pessoas de 75 a 79 anos, com a primeira dose. Além disso, também será enviada a segunda dose, referente à quarta remessa, do público de 80 anos a 84 anos, o que corresponde a 9.220 doses.

A Sesap sugere que seja seguido o seguinte cronograma, de acordo com o nível de prioridade de vacinação:

– Pessoas com 80 a 84 anos – de 08/03 a 16/03
– Pessoas com 75 a 79 anos – a partir de 15/03

A Secretaria orienta ainda que os municípios busquem estratégias de ampliação do acesso (oferecendo a vacinação em Unidades Básicas de Saúde perto das casas/domicílios dos idosos, por exemplo) para esses públicos elencados, e só seguir para a próxima faixa etária (no cronograma) quando concluída a vacinação de todos os idosos do território da faixa etária em questão.

Caso seja identificado que algum idoso das “primeiras faixas” elencadas ainda não teve acesso à vacinação, este deve ser priorizado em detrimento daquela faixa etária que esteja sendo vacinada naquele momento, levando em consideração sempre o risco e a vulnerabilidade das faixas etárias mais idosas e dos acamados.

Até o momento já foram vacinados no Rio Grande do Norte: os idosos institucionalizados; trabalhadores da saúde (atendido parcialmente); populações indígenas (atendido parcialmente); pessoas com 75 anos ou mais acamados; pessoas com 90 anos ou mais; pessoas com 85 a 89 anos; e pessoas com 80 a 84 anos. De acordo com a plataforma RN mais Vacina, já foram vacinadas com a primeira dose 127.353 pessoas e, com a segunda dose, 44.006 pessoas em todo o estado.

TRABALHADORES DA SAÚDE 

A Sesap também recomenda aos municípios que façam um levantamento do quantitativo de trabalhadores da linha de frente que ainda precisam se vacinar e, após consolidar as informações, encaminhar a lista, por meio de ofício à Sesap, que em seguida fará a validação e posterior envio das doses de acordo com o estoque da reserva técnica.


Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643