martins em pauta

quinta-feira, 6 de março de 2014

CONSELHO TUTELAR DEVE SER ACIONADO


Jornal de Fato/ Cezar Alves

O mossoroense Alex André, de 8 anos, que foi morto pelo pai Alex André Moraes Soeiro, 34 anos, no Rio de Janeiro por espancamento, tem outros dois irmãos em Mossoró. Ontem, o delegado Regional Denis Carvalho da Ponte, de Mossoró, confirmou que recebeu o alerta de que um deles, o recém-nascido de oito meses, filho de Digna Medeiros Aquino, de 29 anos, estaria em ‘situação de abandono’ e afirmou que aguarda a localização de alguém do Conselho Tutelar para procurar a saída mais viável quanto aos cuidados do bebê. 
arquivo facebookDigna Medeiros Aquino com o filho Alex, quando ele ainda morava em Mossoró. Na época, ela estava grávida, do quarto filho.Digna Medeiros Aquino com o filho Alex, quando ele ainda morava em Mossoró. Na época, ela estava grávida, do quarto filho./

Ao viajar para enterrar o filho Alex André, no Rio de Janeiro, Digna Medeiros teria entregue o recém-nascido para o ex-marido, que por sua vez o entregou para uma mulher conhecida dele. Esta mulher, após veiculação da notícia da morte de Alex André, teria dito que não queria mais ficar com a criança. 

Os vizinhos tentaram fazer contato com o Conselho Tutelar de Mossoró, mas nesta instituição não havia quem atendesse ao telefone nesta quarta-feira, 5. Foi quando o fato foi comunicado à Delegacia Regional de Mossoró. “Poderemos até averiguar a possibilidade do crime de abandono de incapaz”, afirmou o delegado Denis Carvalho.

Em Mossoró, testemunhas ouvidas pela reportagem disseram que a mãe de Alex André, Digna Medeiros só ficou com o filho Alex até os oito anos para não perder a pensão de dois salários que recebe do pai. 

Afirmaram também que Digna Medeiros, ao contrário do que foi dito por ela no Jornal O Globo, não tratava bem o filho. Vivia batendo nele e não o colocava na escola, pois ficava o tempo todo fora de casa e deixava o filho na casa de amigos e até de desconhecidos. 


Testemunhas ouvidas pela reportagem pediram para que seus nomes fossem preservados, pois temem sofrer represália. Digna Medeiros Aquino teve quatro filhos, sendo um de 13 anos; Alex que tinha 8; outro de 5 e um recém-nascido de 8 meses. Cada filho com um pai diferente. O garoto de 13 anos está sendo criado pelo pai no Rio de Janeiro, conforme reportagem de O Globo.


Alex André ficou com a mãe, em Mossoró. Teria passado grande parte do tempo sendo criado e cuidado por Jéssica, dona de um salão de beleza no bairro Ilha de Santa Luzia, e por Maria Lucilene, residente no bairro Santo Antônio. “Ela batia de chinelo na cara de Alex”, relatou Maria Lucilene. Ela disse ter ficado revoltada com a morte de Alex e teme pela vida do bebê de oito meses.

Ainda conforme Maria Lucilene, Digna Medeiros teria ameaçado bater no filho Alex e este teria dito que se batesse de novo ele chamaria a polícia. “Daí, ela pegou a chinela e bateu com muita força no rosto do garoto. Meu filho foi comprar gelol para passar no rosto dele e ela disse que ele tinha caído. Aqui todos ficaram revoltados”, relata Maria Lucilene.

O depoimento de Maria Lucilene foi idêntico a outros três colhidos pela reportagem na tarde desta quarta-feira em Mossoró. Todos afirmaram que a criança sofria maus tratos, enquanto esteve em Mossoró. “Eu fui pessoalmente denunciar o caso no Conselho Tutelar e eles exigiram que, pelo menos, ela colocasse a criança na escola”, contou uma vizinha, pedindo para não ser identificada.

O garoto de cinco anos filho de Digna Medeiros está sendo criado pela irmã do pai do menino. Neste caso, as condições são boas, conforme testemunhas consultadas pela reportagem. Já a criança de oito meses segue o mesmo destino de Alex André. Passa a maior parte do tempo na casa das pessoas “amigas”, como se encontra neste momento.
 


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643