martins em pauta

sábado, 25 de janeiro de 2014

Promoções e saldões de início de ano oferecem descontos de até 70%


A temporada de liquidações segue em ritmo acelerado no comércio mossoroense. Desde o início de janeiro, lojas dos mais diversos setores da economia apostam em promoções para renovar estoques e aquecer a economia no período. Em alguns casos, os descontos chegam a 70%.As decorações das vitrines anunciam os descontos e são um atrativo para os consumidores. Os chamados "saldões" atingem lojas de móveis e eletrodomésticos, artigos de beleza e, principalmente, setor de vestuário, tornando o período extremamente atrativo para os consumidores que sempre buscam uma liquidação.
Todos os anos, a vendedora Maria Aparecida Nunes espera o mês de janeiro para fazer compras, especialmente de roupas e calçados. "Faço a festa, pois consigo comprar muita coisa boa e com preço justo. Não compro nada no final de ano, pois está tudo muito caro. Sempre aproveito as promoções que, na maioria dos casos, valem muito a pena", detalha.
O estudante Marcos Alves comenta que este período permite que desejos que ficaram pendentes no fim de ano possam ser concretizados. Ele afirma que só entre dezembro e janeiro comprou televisão e guarda-roupa novos e que aguarda uma boa promoção para comprar uma cama de casal.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró, Alexandrino Lima, o mês de janeiro é marcado por uma ligeira baixa nas vendas, o que faz com que as promoções sejam necessárias, pois ajudam a alavancar as vendas no período.
"Janeiro é um mês de férias, e muitos mossoroenses se deslocam para o litoral. Essa baixa nas vendas já é esperada pelos lojistas, que apostam nas liquidações para melhorar os resultados no período", avalia o dirigente.
A expectativa é de que o comércio mossoroense volte a estar aquecido em fevereiro, com as vendas para o Carnaval, que neste ano acontecerá em março.
Cuidados na hora de comprar produtos em liquidação são fundamentais
De acordo com especialistas em direito do consumidor, comprar produtos em regime de liquidação ou nos famosos saldões pode ser uma grande dor de cabeça, caso o comprador não assegure todos os seus direitos e tenha realmente certeza do que está comprando.
Um dos alertas é para as chamadas ''compras em mostruário'', em que o cliente leva o produto de sua escolha que se encontra no mostruário e não no estoque e, portanto, podem estar com algum defeito.
Outra dica dos especialistas é comprar somente produtos que possam ter algum uso. Eles afirmam que não adianta adquirir produtos em liquidação pelo simples fato de o valor do produto estar abaixo do habitual. Ou seja, comprar roupas de inverno, jaquetas ou botas em Mossoró não são um grande negócio.
Independente de qualquer liquidação, se o produto comprado apresentar defeito de fabricação, a empresa é obrigada a trocar. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia é de 90 dias. A exceção são os casos em que a nota fiscal indica que o item apresenta um problema específico, sobre o qual o consumidor não poderá reclamar.
Antes de realizar qualquer compra, em especial na época das extraordinárias liquidações de início do ano, o ideal é ter conhecimento do CDC, para se preservar de maiores transtornos e evitar que uma simples compra se torne uma grande dor de cabeça.

O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643